Blog

Vale a pena estudar inglês online?

26 de novembro de 2021


Com status de língua global, o inglês está na lista de prioridades da maioria dos estudantes de idiomas. O domínio da língua inglesa é um diferencial altamente positivo para oportunidades de emprego, e ainda facilita a comunicação em praticamente todos os destinos turísticos. No mundo globalizado de hoje, quem não fala inglês acaba ficando para trás.

Leia também: 8 profissões que exigem fluência em inglês

Com a experiência da pandemia de Covid-19, muito se descobriu sobre as potencialidades do ensino remoto. As tecnologias educacionais se desenvolveram e hoje possibilitam experiências interativas surpreendentes por vias digitais. Se antes a dinâmica presencial era inegociável para a educação, hoje as plataformas e aplicativos abrem um novo mundo de possibilidades.

Neste contexto, muitos alunos se viram diante da mesma pergunta: será que vale a pena estudar inglês online? Separamos, abaixo, alguns fatores que devem entrar na balança para você tomar uma decisão consciente:

FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS: a grande queixa contemporânea é sobre a falta de tempo. A correria com trabalho, faculdade, família, saúde, atividades domésticas e tantas outras coisas acaba jogando a aula de inglês lá pro fim das prioridades. Um dos principais atrativos dos cursos de idioma online é a facilidade de estudar no momento em que lhe for mais conveniente. Um dia de manhã, outro dia à noite, com margem para imprevistos e mudança de planos – aí não tem mais desculpas para não aprender!

Leia também: Como construir uma frase em inglês?

ENCAIXE NA ROTINA: muitas pessoas não têm tempo hábil para encaixar mais uma rota de trânsito na rotina. Sem deslocamento até a escola, você ganha tempo para se dedicar aos estudos ou aos demais compromissos agendados. Além disso, as aulas tornam-se adaptáveis ao seu cronograma. Na sala de espera, na viagem de trabalho ou no restaurante aguardando a refeição – basta um dispositivo conectado à internet para realizar algumas lições.

CUSTO REDUZIDO: outro grande atrativo na escolha por cursos de inglês online é o preço. Por não englobar despesas relacionadas à estrutura física das escolas, os cursos online costumam oferecer licenças com valores mais acessíveis do que as opções presenciais. Uma opção viável para quem quer caminhar rumo à fluência mas está com o orçamento apertado.

Leia também: Conheça as diferenças entre o inglês americano e o inglês australiano

EXPERIÊNCIA INTIMISTA: na maioria dos casos, as turmas de cursos de inglês online são menores do que as turmas presenciais. Isso porque as instituições precisam de um número maior de matrículas para viabilizar a abertura de uma nova turma em espaço físico. Muitos alunos sentem-se mais à vontade em turmas pequenas, e conseguem estabelecer laços e trocas com os colegas de aprendizagem com menor resistência. As ferramentas de chat e reuniões em vídeo permitem total interação entre alunos e professores.

RECURSOS PARA DRIBLAR A VERGONHA: mesmo acumulando bastante bagagem teórica, quase todos os estudantes de inglês se deparam com o desafio de “destravar” a fala. Falar em inglês é o bloqueio mais relatado por alunos, pela estranheza e medo de errar ao comunicar fora da língua materna. Para muitos alunos já habituados com a dinâmica virtual, a interação online oferece mais segurança para sair da zona de conforto. Ao se sentir menos exposto, o estudante ganha mais coragem para tentar, acertar e errar quando necessário. Essa dinâmica também pode ser alimentada por aplicativos de conversação online, onde todos compartilham o objetivo de aprender.

Leia também: Conheça 5 ferramentas de idiomas que vão te auxiliar nos estudos

DESENVOLVIMENTO DA AUTOGESTÃO: sem hora marcada e sem encontro presencial, o curso de inglês online é uma ótima oportunidade para desenvolver a autogestão. Criar seu próprio cronograma e suas métricas de desempenho é um grande exercício de autonomia e autorresponsabilidade. Cumprindo com seus próprios combinados, você desenvolve habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho.

É claro que as condições estruturais e o perfil de cada aluno também devem ser considerados antes de tomar uma decisão. Se você percebe que a autonomia prejudica sua disciplina, é interessante elaborar um plano de estudos ao desbravar o mundo dos cursos online. Assegure-se também de ter uma boa conexão com a internet no momento da aula, para evitar falhas técnicas que podem prejudicar sua aprendizagem.

Não deixe o sonho da fluência em inglês para depois! Dê seguimento aos seus estudos sem comprometer compromissos prévios, da forma que melhor se encaixar na sua rotina. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura em temas aplicáveis no dia a dia. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora