Blog

5 dicas de leitura e escrita para aprender italiano online

8 de agosto de 2018


Aprender italiano online é um desejo cada vez mais comum entre pessoas do mundo inteiro. No Brasil, a oferta de cursos presenciais de italiano é baixa, sendo comum encontrar escolas que não conseguem reunir uma turma em sala de aula. Nesse sentido, a internet veio para solucionar esse problema. Hoje, é possível acessar diversos recursos e ferramentas para aprender italiano de forma inteiramente online.

Apesar de ser falado apenas em território italiano e no sul da Suíça, o italiano ainda é uma língua muito estudada pelo mundo. Além de originar-se do latim (mesma origem linguística do português), o que facilita o aprendizado para os brasileiros.

Animado para aprender italiano? No post de hoje, separamos 5 dicas para desenvolver sua leitura e escrita para aprender italiano online. Continue acompanhando!

1. Acesse blogs e conteúdo em italiano

A internet disponibiliza uma infinidade de conteúdos e notícias. Dessa maneira, fica muito mais fácil se familiarizar com o idioma e a cultura italiana. Vale lembrar que, ao buscar por posts escritos pelos falantes nativos, é possível acompanhar o vocabulário utilizado no cotidiano dos italianos.

Para aproveitar melhor dessa técnica, é recomendado optar por assuntos e temáticas do seu interesse, como por exemplo: receitas, blogs sobre estilo de vida, guias de turismo, tudo depende do tipo de conteúdo que mais te agrada.

Vale lembrar que é importante levar em consideração o seu nível de aprendizado na hora acessar os posts. Afinal, é preciso entender o que está ali.

2. Escute músicas italianas diariamente

Outra ferramenta muito útil e de fácil acesso na internet é a música. Existem diversos sites e plataformas que disponibilizam conteúdo audiovisual gratuitamente. Utilize isso ao seu favor, escutando músicas em italiano diariamente.

É recomendado buscar a letra das canções escolhidas. Pois, dessa forma, é possível ouvir e ler ao mesmo tempo, otimizando a compreensão das palavras e o aprendizado na escrita do idioma.

No entanto, vale ressaltar que alguns estilos musicais apresentam uma forma própria de pronunciar as palavras, como é o caso do rap. Tome cuidado com estilos de fala que se distanciam do padrão falado no dia a dia.

3. Mantenha contato com a língua italiana

Para otimizar o seu aprendizado, é imprescindível manter o contato constante com o idioma estudado, ou seja, ouvir constantemente a língua sendo falada. E, com o italiano, não é diferente, por isso é fundamental contextualizar a rotina de estudos com o seu cotidiano.

Você pode ver filmes e séries italianas, acompanhar os noticiários, sendo possível até acompanhar novelas famosas que já foram transmitidas na TV brasileira sobre a cultura italiana, como é o caso da Terra Nostra (exibida pela rede globo nos anos 2000) e Esperança (também exibida pela Globo em 2002).

Outra dica valiosa, mas para quem está iniciando seus estudos, busque por desenhos animados, pois a pronúncia costuma ser mais devagar, além de ter um vocabulário de fácil compreensão.

4. Utilize jogos para o aprender italiano online

Aprender por meio de jogos lúdicos já teve sua eficiência comprovada. Isso acontece, pois, focar a atenção nesse tipo de material é mais fácil, contribuindo para a aceleração do processo de aprendizado.

É cada vez mais comum encontrar professores e alunos que utilizam esse tipo de recurso como ferramenta de ensino de outros idiomas.

Existe uma grande variedade disponível na internet, por isso você deve procurar pelos estilos que mais te agradam e que supram as necessidades do seu nível de aprendizado.

5. Faça cursos online

Por último, mas não menos importante, os cursos de idiomas online são excelentes ferramentas para otimizar o aprendizado e conseguir chegar até a total fluência tanto na escrita quanto para a leitura.

Além de apresentar facilidades que os cursos presenciais não possuem, como a possibilidade de estudar em qualquer lugar e nos melhores horários de acordo com a sua rotina, os cursos online também têm preços mais em conta e com melhor custo-benefício.

Leia também: 5 motivos para aprender idiomas online

Entenda como a Let Me Tell te ajuda a aprender italiano online

Let me Tell é uma plataforma inteiramente online, que disponibiliza um curso de italiano com diversos materiais de apoio para a leitura, escrita e compreensão do vocabulário. A metodologia de ensino desenvolvida de acordo com o nível do aluno, facilitando o progresso dele.

Não perca tempo! Aprender italiano online é mais fácil do que você pode imaginar. Acesse e comece agora mesmo suas aulas!

Baixe nosso Guia dos Idiomas e conheça os principais métodos para aprender a língua desejada.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora