Blog

Aprender um idioma do zero? Saiba por onde começar

22 de abril de 2021


Todo mundo sabe que aprender um novo idioma é uma jornada, por isso o medo de dar o primeiro passo é tão frequente. São pequenos passos diários que levam a uma evolução gradual, às vezes difícil de mensurar. A frustração, o cansaço e a impaciência pelos resultados faz muitos estudantes desistirem no meio do processo.

Leia também: Como hábitos saudáveis podem ajudar no aprendizado de idiomas

Seja sozinho ou através de um curso, a decisão de se comprometer no aprendizado de um novo idioma é o primeiro passo a ser dado. Para sustentar essa decisão, é preciso estar preparado para enfrentar altos e baixos com estratégia. Se você está inseguro sobre aprender um novo idioma sem qualquer bagagem prévia, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a começar:

O QUE TE MOTIVA?

Para topar uma nova jornada do zero, é importante estar ancorado por boas motivações. São seus objetivos que te manterão firme nos estudos quando o desânimo bater, por isso tenha clareza do que te motiva! Melhora na carreira profissional? Novas oportunidades de vida? Interesse por outras culturas? Vontade de conhecer o mundo? Ser fluente ou sobreviver a uma viagem internacional? Não existe certo ou errado, todo objetivo é válido! Alimente-se de sonhos para começar a estudar com entusiasmo.

APRESENTE-SE AO NOVO IDIOMA

Quando decidir seu próximo idioma, apresente-se a ele antes de embarcar nas lições. O cérebro familiarizado com a sonoridade do novo idioma se torna mais apto a absorver informações. Use o infinito informativo da internet a seu favor! Pesquise sobre a cultura e a vida dos nativos, os lugares famosos, os artistas locais, as músicas que estão em alta, as comidas típicas. Estreitar laços culturais vai adicionar uma camada extra de animação aos seus estudos.

APROXIME A CONVIVÊNCIA

Ao trazer o idioma para seu convívio, lembre-se: a imersão começa pelos ouvidos! Antes de focar nos detalhes gramaticais, feche os olhos, escute e repare nas sutilezas do idioma. Tente identificar a cadência de pronúncia das frases, o ritmo de expressão dos nativos, os fonemas que você já conhece e os que não fazem parte da sua língua materna, etc. A ideia é aprender a identificar o idioma em meio às outras línguas. Não se prenda à tradução literal, apenas divirta-se com entrevistas, filmes, tutoriais, notícias ou qualquer conteúdo que desperte interesse e incentive a interpretação pelo contexto.

Leia também: A importância da imersão para o aprendizado de idiomas

ELABORE O GLOSSÁRIO BÁSICO

Aliviando o estranhamento auditivo inicial, é hora de começar a construir o vocabulário básico. Não tenha pressa, comece pelas palavras simples e essenciais como “olá”, “por favor”, “obrigada”, “desculpa”, “tchau”. Compreenda a grafia, repita a pronúncia e tente identificá-las nos materiais audiovisuais usados na etapa anterior. Uma dica importante: aproveite esta etapa da aprendizagem para se dedicar ao aperfeiçoamento da pronúncia. Aprender a pronúncia incorreta abre portas para hábitos difíceis de dissolver no futuro!

DEFINA OBJETIVOS SMART

Nos estudos de um novo idioma, muitos alunos recorrem aos Objetivos SMART: Small (pequeno), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-sensitive (fixável no tempo). A ideia é definir vários miniobjetivos em sequência, possíveis de alcançar em curto prazo e que contribuam para expandir a compreensão do idioma. Assim fica mais fácil mensurar seu avanço e focar em cada pequeno passo, ao invés de alimentar angústias com tudo o que ainda não aprendeu. Aprender 10 novas palavras diárias, por exemplo, é uma boa forma de progredir todo dia um pouquinho.

ELEJA A SUA METODOLOGIA

Já com uma pequena bagagem adquirida, é hora de escolher a “caixa de ferramentas” que vai assessorar seu aprendizado. A metodologia é o conjunto de recursos que conduzem uma estratégia de aprendizagem; existem muitas metodologias, descubra a que funciona para você. Encontrar a metodologia certa é o segredo para estudar com interesse e diversão. Não tenha medo de testar!

PRATIQUE TODOS OS DIAS

Coloque o estudo na rotina. Separe 30 minutos de cada dia para se dedicar ao idioma, de preferência no mesmo horário, para criar a sensação de hábito. Confiar na “força de vontade” pode ser uma armadilha, com tantas atividades no dia-a-dia o estudo pode acabar negligenciado. Se for possível, separe o momento do estudo no período da manhã, para aproveitar o cérebro descansado e a mente tranquila.

FALE DESDE O INÍCIO

Muitos estudantes pensam que a fala deve ser exercitada num segundo momento, quando já há uma base teórica acumulada sobre o idioma. Experimente o contrário! Abandone a vergonha e invista em conversas básicas assim que adquirir um repertório inicial, a conversação acelera muito a compreensão prática do idioma. Existem muitos aplicativos focados em conversação, que conectam pessoas do mundo inteiro interessadas em aprender novas línguas. Estude e faça amizades ao mesmo tempo!

Seu futuro não pode esperar! O domínio de idiomas estrangeiros é uma habilidade altamente valorizada no mercado de trabalho que pode abrir portas para uma nova etapa da sua vida. Comece hoje mesmo com o auxílio da Letmetell: a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes! Cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e alemão do iniciante ao proficiente, acessíveis do computador, tablet ou smartphone, para você estudar na hora e no local que preferir. É só escolher o idioma, fazer o teste de nivelamento e dar play na sua jornada: https://www.letmetell.com/cadastro/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora