Blog

Conheça as diferenças entre o inglês americano e o inglês australiano

12 de novembro de 2021


Língua oficial de mais de 50 países ao redor do mundo, considerada “língua universal” mesmo nos locais onde não é praticada pelos nativos. O inglês é, de fato, um idioma que abre oportunidades e compensa todo o esforço rumo à fluência! Seu domínio já é requisito para muitas profissões, e certamente otimiza a comunicação em viagens para qualquer destino internacional. Aprender inglês é uma jornada que só lhe trará benefícios!

Leia também: 8 profissões que exigem fluência em inglês

A base da língua inglesa é a mesma em todas as localidades onde se manifesta. As principais noções de estrutura, gramática e semântica do inglês são compartilhadas entre os diferentes povos que o praticam. Mas, dentro de um idioma amplamente difundido, existem ramificações regionais que constroem diferenças linguísticas de país para país. Ou seja: uma única língua assume variadas características de acordo com os perfis das comunidades que a utilizam – isso é riqueza cultural!

Um exemplo clássico está no inglês praticado nos Estados Unidos e o inglês falado na Austrália. O idioma é o mesmo, mas as variações são gritantes! Uma pessoa com domínio estrito do inglês americano pode ter dificuldades para se comunicar ao chegar no país dos cangurus. Isso acontece porque, embora ambos tenham sido colonizados pela Inglaterra, cada país desenvolveu o idioma a partir de suas próprias características histórico-culturais.

Leia também: Inglês Britânico x Inglês Americano – diferenças que vão além do sotaque

Fique por dentro das principais diferenças entre o inglês americano e o inglês australiano, para conseguir identificar e compreender o jeito “aussie” de comunicar:

SOTAQUE

A diferença número 1 entre o inglês americano e o australiano está na pronúncia. Procure vídeos de nativos das duas localidades e logo irá perceber o contraste de sotaques! O inglês australiano tende a encurtar palavras, suprimir a pronúncia das últimas letras/sílabas das palavras. Se nos EUA fala-se “what” ou “fishing”, na Austrália fala-se “wha” ou “fishin”.

A letra “R” no fim das palavras também merece atenção. Australianos costumam pronunciá-lo com som de vogal, enquanto os norte-americanos pronunciam o som do “R” bem marcado. Se nos EUA é “forever”, na Austrália é “foreva”.

Outros detalhes que não devem passar despercebidos: nos EUA, o som do “TT” é similar ao do “D”; na Austrália, pronuncia-se como “T”. Em palavras como “day”, norte-americanos falam com som de “ei”, enquanto australianos tendem ao som “ai”.

Leia também: Como construir uma frase em inglês?

GÍRIAS

As gírias são palavras próprias de cada povo, cada localidade. São usadas em contextos casuais para se referir a coisas cotidianas, pretendendo descontrair a comunicação. Entre países anglófonos, cada um elabora suas próprias gírias. Na Austrália, as gírias frequentemente derivam de abreviações das palavras – gerando novas palavras nunca utilizadas por norte-americanos! “Bikkies” se refere a “biscuits” (biscoitos), “barbie” a “barbecue” (churrasco), “tellie” a “television” (televisão), “ambo” a “ambulance” (ambulância).

Leia também: Phrasal verbs – o que são e como usar?

VOCABULÁRIOS

As gírias são vocábulos próprios, regionais. Mas mesmo dentro do vocabulário “tradicional” da língua inglesa, australianos e norte-americanos estabeleceram diferentes formas de escrita para algumas palavras:

Borracha: “Rubber” (AUS) – “Eraser” (EUA)

Garotos: “Blokes” (AUS) – “Boys” (EUA)

Garotas: “Sheilas” (AUS) – “Girls” (EUA)

Calçada: “Foot path” (AUS) – “Sidewalk” (EUA)

Tchau: “Hooroo” (AUS) – “Good bye” (EUA)

 

Leia também: Apóstrofos em inglês – como usar

GRAMÁTICA E ESCRITA

Para complicar um pouquinho mais, existem palavras do inglês que são levemente diferentes na vertente americana e australiana. Nos EUA, escreve-se “center” e “theater”; na Austrália, o correto é “centre” e “theatre”. A palavra “favor” ganha uma letra a mais ao chegar na Austrália, tornando-se “favour”. Palavras terminadas em “-ize” no inglês americano são grafadas com “-ise” no inglês australiano. O desafio é não confundir!

Não deixe de aproveitar as oportunidades que a língua inglesa tem para lhe oferecer! Melhor ainda é conquistar a fluência sem ter que sair de casa, estudando quando e onde preferir, precisando apenas de um dispositivo com conexão à internet. Como? Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem escrita, leitura, fala e escuta por meio de situações cotidianas. Você aprende e aplica na vida real! Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora