Blog

Conheça 7 motivos para aprender alemão

11 de março de 2021


No posto de língua materna mais falada dentro da União Europeia, o alemão concentra hoje mais de 130 milhões de falantes nativos e também é a língua oficial da Alemanha, Áustria, Bélgica, Liechtenstein e Luxemburgo, além de uma das línguas oficiais da Suíça. Goethe, Kafka, Kant, Hegel, Nietzsche, Mozart, Beethoven, Lutero, Marx, Freud e Einstein são alguns dos grandes nomes que fazem do alemão um idioma de destaque na literatura, na história, na ciência, na filosofia e na música. Apesar de sua rica bagagem cultural e histórica, a língua alemã ainda é tabu para muitos estudantes brasileiros por sua baixa similaridade com a língua portuguesa. 

Leia também: Dicas de como vencer o bloqueio no aprendizado de idiomas

Sabendo que o aprendizado de qualquer novo idioma é uma porta que expande oportunidades e experiências de vida, selecionamos 7 motivos para te motivar a estudar alemão:

HORIZONTES PROFISSIONAIS PROMISSORES

Muitos brasileiros sonham com carreiras profissionais no exterior, e o bom domínio da língua alemã pode ser um ótimo facilitador. O Brasil concentra um grande número de filiais de importantes empresas originadas na Alemanha – BMW, Bosch, Audi, Volkswagen, entre outras – que, por terem grande porte e relevância internacional, contratam profissionais de múltiplas áreas oferecendo boa remuneração. Um requisito obrigatório, entretanto, é a habilidade para estabelecer ampla comunicação com a sede alemã, com possibilidade de visitas periódicas e até eventuais temporadas de trabalho fora do país. Sai na frente o candidato com capacidade para se comunicar em alemão sem fragilizar as relações comerciais entre diferentes nações.

VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA E PESQUISA

Estudantes que se dedicam à pesquisa acadêmica em solo brasileiro podem encontrar novas oportunidades através da fluência em alemão, considerando seu status de segundo idioma mais importante para a ciência (atrás apenas do inglês). No ranking mundial, a Alemanha é o terceiro país que mais contribui em pesquisa e desenvolvimento e conta com muitos programas de bolsa estudantil para cientistas estrangeiros. Além disso, as mensalidades cobradas para cursar mestrado ou doutorado na Alemanha (mesmo sem bolsa) são acessíveis em relação aos valores encontrados no Brasil, o que também deve ser considerado pelos pesquisadores brasileiros dada a relevância alemã na ciência mundial.

VIAGENS IMERSIVAS À EUROPA

A jornada rumo à fluência em um novo idioma pode ser longa mas, sem dúvida, uma das grandes recompensas está na possibilidade de fazer viagens imersivas sem percalços comunicacionais. Ao falar na língua local, você ganha a oportunidade de conhecer não só novos lugares, mas também os sonhos, anseios e perspectivas próprias do povo daquele lugar. O idioma alemão é falado em muitas regiões do Leste Europeu e o seu domínio abre portas para viagens mais autênticas e transformadoras com espaço para trocas diretas com os locais – o que enriquece ainda mais as paisagens, museus e demais atrações que encantam milhões de turistas todos os anos.

Leia também: Feriados ao redor do mundo para viajar e conhecer novas culturas

VASTO CONHECIMENTO CULTURAL

Mesmo para quem não tem qualquer pretensão profissional, acadêmica ou turística, o alemão ainda é uma língua de grande relevância no meio artístico. Os nomes citados anteriormente são alguns dos expoentes mundiais no campo da literatura, história, filosofia, cinema, música e artes plásticas, e muitas de suas obras foram originalmente produzidas no idioma alemão. Logo, se você tem interesse em qualquer uma das áreas acima, o domínio do alemão possibilita o contato com as versões originais de muitos trabalhos reconhecidos atemporalmente por sua genialidade, sem esbarrar em mudanças de sentido decorrentes da tradução. É certamente um acervo multidisciplinar enriquecedor, onde muitas obras sequer oferecem versões traduzidas para outros idiomas.

LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

A motivação para aprender um novo idioma pode vir de inspirações encontradas em sua cultura. A Alemanha deixa um belo legado ao mundo no quesito sustentabilidade – é reconhecida pela produção de energia limpa, pela reciclagem do lixo, pela amplitude de suas ciclovias e pela primeira boutique de alimentos sem embalagens do mundo, o que mostra seu compromisso com o desenvolvimento consciente. Inclusive, a Alemanha foi um dos principais investidores no Fundo Amazônia, que visa a preservação da floresta em território brasileiro. Cidades como Frankfurt e Hamburgo já ocuparam espaço em rankings das cidades mais sustentáveis do mundo, realizados por diferentes instituições. Se você se interessa por estratégias de desenvolvimento aliadas à conservação da natureza, a língua e a cultura alemã podem te dar bons direcionamentos.

REDESCOBRINDO A ANCESTRALIDADE

Para os brasileiros, o laço com o idioma alemão carrega ainda uma camada histórica ancestral. Nos séculos XIX e XX, ocorreu um amplo movimento migratório dos alemães para o Brasil motivado pelos problemas sociais da Europa e a fartura de terras no território brasileiro. A forte colonização alemã especialmente na região sul do país faz com que muitos de nós tenhamos avós e bisavós alemães – logo, a cultura alemã também está impressa em nossa história. Se você tem curiosidade de conhecer mais sobre suas raízes, a língua alemã pode te ajudar!

RIQUEZA DE VOCABULÁRIO

Uma curiosidade interessante da língua alemã está na riqueza de seu vocabulário que, através da junção de pequenos termos, monta palavras de significado bastante específico que nem sempre possuem tradução literal. O alemão, inclusive, é premiado com a maior palavra do mundo: rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz, que diz respeito a um regulamento sobre o tráfico e a rotulagem da carne. Ao invés de se assustar com a complexidade do vocabulário, que tal se fascinar pela multiplicidade de expressões? A língua alemã é uma ótima ferramenta para expandir seu repertório de oratória!

Quer começar a aprender alemão ou retomar os estudos de onde parou? Então experimente uma jornada de aprendizagem mais leve, dinâmica e autônoma com o auxílio da Letmetell: a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes! Curso de alemão do iniciante ao proficiente com metodologia interativa, em módulos acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Tudo pensado para você estudar quando e onde preferir, respeitando seu ritmo rumo à fluência. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/alemao/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora