Blog

Feriados ao redor do mundo para viajar e aprender novas culturas

14 de dezembro de 2020


Quem é viajante de coração gosta de conhecer a essência de cada novo lugar onde desembarca. Ir além dos pontos turísticos, entender como o povo local gosta de viver, interagir e se divertir. É na imersão cultural que se entra em contato com o espírito único de cada comunidade – e para isso, nada melhor do que participar de uma celebração típica! Existem milhares de feriados nacionais e festas tradicionais espalhados pelo mundo, cada um com seus próprios costumes, mas todos celebrando a riqueza histórica e cultural de seu povo.

Leia também: 7 dicas que fazem você um viajante mais gentil

Já está animado para planejar a próxima viagem? Então confira este compilado de festividades culturais das mais variadas nacionalidades para incluir no seu roteiro:

França: Dia da Bastilha – 14 de julho

Também chamado de Festa Nacional Francesa, o Dia da Bastilha é uma celebração em memória da revolta de 1789 quando os parisienses invadiram a prisão medieval conhecida como Bastilha, considerada como evento central da Revolução Francesa. Sem dúvidas, é um feriado muito importante para os franceses e as festividades ocorrem em diversos locais do país. Em Carcassonne, comuna famosa por sua cidadela medieval, um festival de fogos de artifício é disparado de dentro das muralhas. Em Paris, a festa já começa no dia anterior (13 de julho) com o Baile dos Bombeiros, que abrem sua sede e organizam um grande baile para os moradores locais.

México: Día de Muertos – 2 de novembro

Aqui no Brasil, 2 de novembro é um dia solene, saudoso e melancólico. No México, a mesma data sedia a festa mais tradicional do país e o dia mais alegre do ano: Día de Muertos! Na tradição mexicana, é somente neste dia que os mortos recebem autorização dos deuses para visitar seus entes vivos na Terra – o que é motivo para muita festa, dança e comida! Todas as cidades do país são alegremente ornamentadas com flores e velas, e é comum o uso de roupas de esqueleto e máscaras ou pinturas de caveira para receber a visita dos amigos e familiares que já partiram.

África do Sul: Dia da Liberdade – 27 de abril

Simbólico para os africanos e para a história da humanidade, o Dia da Liberdade eterniza a data das primeiras eleições democráticas e não-raciais do período pós-apartheid (em 27 de abril de 1994). Este dia histórico é festejado em todas as regiões do país, quando também acontece o tradicional discurso do Presidente na capital Pretória. Celebre a data visitando os diversos locais do país que honram a memória do revolucionário Nelson Mandela, herói nacional e primeiro presidente da África do Sul livre.

Espanha: Las Fallas – 19 de março

Na cidade de Valência, acontece uma das festas temáticas mais típicas da cultura espanhola. Las Fallas é uma manifestação cultural que faz referência à antiga tradição de queimar os restos de madeira que se acumulavam nas carpintarias ao longo do ano – mas com o tempo, os valencianos transformaram a data em uma festividade que pode ser comparada ao carnaval brasileiro! Hoje, o Festival Las Fallas é marcado por enormes estátuas e alegorias (chamados de fallas) feitas de madeira e papel, que são expostas nas ruas e competem pelo prêmio de melhor trabalho artístico. Após a premiação, a população se reúne nas ruas para queimar todas as fallas, na crença de que também se libertarão de seus problemas.

Leia também: Principais diferenças de pronúncia entre os países que falam espanhol

Austrália: Dia da Austrália – 26 de janeiro

Em homenagem ao dia em que o primeiro navio britânico atracou na costa australiana e iniciou o processo de colonização do país (lá em 1788), faz-se muita festa no Dia da Austrália! As comemorações se espalham por todo o território australiano com muito calor e diversão, sempre marcadas pela presença do tradicional “barbie” (churrasco local). Em Sydney acontecem muitos shows e majestosas queimas de fogos; em Adelaide, o clima de festa ganha um tom curioso com o tradicional desafio das Havaianas infláveis, e você pode contribuir para quebrar o recorde mundial do maior número de chinelos infláveis dentro do mar! Vale a pena conferir!

Tailândia: Festival Yi Peng – datas variáveis 

Esta é a dica de ouro para turistas que se maravilham com grandiosos espetáculos visuais. Uma vez ao ano, o céu da cidade de Chiang Mai se transforma em um show de luzes por conta das milhares de lâmpadas de papel arroz que flutuam no ar, junto a desfiles culturais e apresentações de danças típicas nas ruas da cidade. O que motiva a tradição é a oportunidade de mentalizar todas as angústias de que deseja se livrar, para que subam aos céus e desapareçam junto com as lanternas. A boa notícia é que as lanternas são feitas de material biodegradável e usam buchas inflamáveis de palha, cujas chamas se autoextinguem no ar e evitam queimadas. O Festival das Lanternas ocorre, todos os anos, na lua cheia do 12º mês do calendário lunar tailandês (período previsto para os dias 20-21 de novembro de 2021).

Comunicar-se no idioma local faz toda a diferença para quem busca uma imersão cultural completa. Você pode aprender inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou russo sem sair de casa, na hora e no ritmo mais adequados ao seu estilo de vida. Como? Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Cursos do iniciante ao proficiente, equipados com recursos didáticos que facilitam a aprendizagem e acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora