Blog

Dicas de como vencer o bloqueio no aprendizado de idiomas

14 de dezembro de 2020


A aprendizagem é uma trajetória individual, nunca se repete de um aluno para outro. São muitos os caminhos que conduzem à produção de conhecimento, e a eficácia de cada metodologia depende do perfil sociocognitivo de cada estudante. Sendo assim, cada pessoa aprende do seu próprio jeito e no seu próprio ritmo! Mas existe um percalço que é frequentemente relatado por alunos de todas as idades: esbarrar em um bloqueio mental enquanto aprende um novo idioma.

O bloqueio de aprendizado é, de certa forma, comum no estudo de idiomas por conta da mistura de emoções que afloram na cabeça do estudante não habituado a se comunicar fora da língua materna. A vergonha de se expressar, o medo de errar ou a ansiedade de não se fazer compreender podem assumir proporções tão intensas a ponto de inibir a capacidade de desenvolvimento do aluno, retardando o processo de aprendizagem e alimentando a cobrança pessoal do estudante (que precisará de mais tempo para verificar sua evolução no idioma).

Leia também: Dicas para perder o medo de falar um novo idioma

A boa notícia é que bloqueios de aprendizado são obstáculos comuns que podem ser superados por todos. Mas este também é um processo individual e, assim como na aprendizagem, não existe uma fórmula mágica – é importante que o aluno identifique as origens do bloqueio (sejam emocionais ou metodológicas) para que se possa praticar uma abordagem mais adequada ao seu perfil. Confira a seguir algumas dicas que costumam aliviar estudantes que atravessam um bloqueio de aprendizado:

  • Se preocupe menos com o sotaque: para quem recém começou a se comunicar verbalmente em um novo idioma, é natural que a pronúncia e a sonoridade não sejam muito parecidas com o que se vê nos filmes. Isso é completamente normal! A naturalidade e a fluidez vêm com prática e tempo.

  • Pare de evitar o erro: por mais clichê que pareça, o erro faz parte de todo processo de aprendizado. No erro, existe a oportunidade de memorizar o que não deve ser repetido. Seja qual for o idioma estudado, todo aluno cometerá algum erro de escrita, leitura, fala ou compreensão. Ao invés de fugir do inevitável, abrace-o e diminua a pressão sobre si mesmo!

  • Seja receptivo às correções: como você sabe, o erro estará presente em toda a jornada rumo à fluência (e até mesmo depois de atingi-la). Quando alguém lhe corrigir, evite reações de ofensa ou constrangimento; entenda como um gesto de ajuda que lhe coloca um passinho mais perto do seu objetivo final.

  • Cerque-se do idioma: se você percebe que seu bloqueio é relacionado à vergonha e ao medo de exposição, aumentar a familiarização com o idioma pode te ajudar. Para isso, é preciso tirar o idioma do campo hipotético e trazê-lo para a sua realidade. Filmes, músicas, podcasts, bilhetes nomeando coisas da casa – quanto maior for a imersão e a variedade de mídias, melhor! O contato cotidiano acostuma o cérebro com as peculiaridades do novo idioma e vai te deixar mais confiante na hora de praticar.

Leia também: Como a música pode auxiliar na aprendizagem de uma nova língua

  • Pratique sempre que puder: às vezes, a melhor forma de superar uma insegurança é encarando-a de frente. Pode ser muito difícil no começo, mas só a prática lhe fará convencer a si mesmo de que é capaz de aprender e evoluir em uma nova habilidade. Nativos do idioma são ótimos interlocutores para quem está começando, existem muitos aplicativos de conversação focados na aprendizagem e que oferecem um espaço seguro para expor dúvidas e errar quando necessário. Aproveite!

Aprenda um novo idioma no seu ritmo, sem sair de casa e na hora que melhor se encaixar na sua rotina com a Letmetell! Cursos de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e russo em plataforma 100% online, equipada com recursos didáticos que facilitam a aprendizagem e acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet. Com a metodologia sociointeracionista, você aprende por meio de situações cotidianas e já ganha confiança para sair falando. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora