Blog

Conheça os dialetos mais famosos falados na Itália

29 de outubro de 2020


Todo país tem, no mínimo, uma língua oficial, mas isso não faz com que a comunicação entre todas as diferentes regiões de uma nação seja unificada. Os dialetos são variantes linguísticas dos idiomas oficiais, identificados por seu caráter regional e uso restrito a comunidades específicas. Funcionam como a língua da afetividade, expressam história e cultura das regiões onde se originaram e são principalmente utilizados em situações informais entre pessoas que já se conhecem.

A Itália é um ótimo exemplo de país que abriga numerosos dialetos ao longo de seu território. Antes de ser unificada como país, a Itália era composta por várias cidades-estado e reinos que se comunicavam por meio de dialetos particulares, com características derivadas dos povos dominantes e da posição geográfica de cada um. Depois de unificado, o país adotou o dialeto de Florença como língua oficial, por ser utilizado nas transações comerciais da época e já ser reconhecido em várias regiões da Itália. Deste dialeto se originou a língua italiana, que passou a ser oficialmente ensinada nas escolas e utilizada no registro de documentos.

A instituição do italiano como língua nacional lá em meados de 1860 não levou à extinção dos dialetos – que, curiosamente, permanecem em uso até os dias de hoje! Cerca de 60% dos italianos se comunicam por meio de dialetos e do idioma oficial e, dentro deste grupo, 5% falam somente dialeto, como forma de autoafirmação dos povos que historicamente se uniram no mesmo território.

Quem pensa em visitar a Itália não deve deixar de conhecer os dialetos mais famosos falados por lá (além da língua italiana):

Leia também: 7 dicas de comunicação que fazem você um viajante mais gentil

DIALETO ROMANO

É o dialeto mais familiar para estrangeiros, aparece com frequência em filmes e programas de TV, com sonoridade semelhante ao italiano padrão (facilitando o entendimento para turistas). Também chamado de romanesco, é um dialeto que pode ser reconhecido pela diferença no sufixo dos verbos no infinitivo (a terminação ire ou are do italiano contemporâneo se transforma em í ou á no romanesco, como no verbo caminá), assim como a pronúncia de nn em palavras com nd (parlando no italiano padrão vira parlanno em romanesco).

DIALETO NAPOLITANO

Nápoles é uma das regiões mais famosas da Itália, que preserva suas raízes culturais e mantém o próprio dialeto altamente ativo até os dias de hoje. Suprimir a presença do L inicial nos artigos definidos (la ragazza em italiano padrão se torna ‘a ragazza) é uma das características mais marcantes do napolitano, bem como a pronúncia do fonema chi em palavras italianas escritas com pi (piú, que significa “mais” em italiano, se torna chiú – lembrando que a pronúncia correta equivale a kiú).

DIALETO SICILIANO

É um dos dialetos mais marcados pela influência externa de outros povos, em decorrência dos diversos processos colonizatórios ocorridos na região da Sicília (por povos árabes, gregos, espanhóis, alemães…). A presença de elementos latinos pode ser identificada na pronúncia aberta e acentuada das vogais finais, e o siciliano também é reconhecido pela substituição do o pelo u em diversas palavras (io, “eu” em italiano padrão, se torna iu neste dialeto).

Leia também: Principais diferenças de pronúncia entre os países que falam espanhol

DIALETO MILANÊS

Este é o mais famoso dos dialetos italianos do grupo setentrional (ao qual também pertencem os dialetos lombardo, friulano, piemontese e lígure), que se afasta das raízes latinas e é reconhecido pela similaridade sonora com as línguas francesa e alemã. Do francês, a característica marcante são as conjunções eau e oeu; do alemão, foram herdadas as vogais ö e ü.

DIALETO VÊNETO

Contrastando com a maioria dos dialetos conhecidos em território italiano, o vêneto não se originou de dialetos gálico-italianos, o que lhe atribui características bem peculiares. Uma delas é a similaridade com a língua portuguesa na pronúncia do c com som de s quando antecede as vogais e ou i (quando no italiano padrão o c tem predominância de som do t). Em italiano, a palavra cibo (comida) se fala tibo; enquanto no vêneto, a pronúncia passa a ser sibo.

Para compreender melhor os dialetos, que tal aprimorar seus conhecimentos na língua italiana? Com a Letmetell, você pode estudar italiano quando e onde quiser! Somos uma plataforma de idiomas 100% online, acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, com atividades didáticas e interativas que abordam temas profissionais e cotidianos para você aplicar no dia-a-dia. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora