Blog

Francês para iniciantes: por onde começar?

29 de junho de 2021


Brasileiros interessados em falar francês saem na frente: os dois idiomas são derivados do latim e, por isso, preservam vocabulários e estruturas gramaticais em comum. Ainda que aproximem as duas línguas, tais heranças linguísticas não mudam o fato de que o francês é um idioma único! O primeiro contato costuma ser cheio de dúvidas e receios, mesmo para os nativos da língua portuguesa.

Leia também: Aprender francês do zero – entenda as semelhanças com o português

Entretanto, existem técnicas que facilitam o estudo de francês para iniciantes. A melhor forma de driblar a frustração do início da aprendizagem é se preparando com um plano de estudos assertivo e eficiente. Dessa forma, os obstáculos não tirarão seu foco do objetivo principal: a fluência no francês e as diversas oportunidades que a nova habilidade lhe trará!

Confira, a seguir, alguns métodos funcionais que podem otimizar o estudo de francês para iniciantes. E nunca se esqueça: a aprendizagem é um processo! Todo poliglota já foi uma pessoa que dominava apenas sua língua materna.

COMECE DO INÍCIO

A vontade de avançar pode ser grande, mas os “passinhos de bebê” são de gigante importância na construção de um aprendizado sólido. No estudo de francês para iniciantes, nada melhor do que começar do início! Como primeira meta, dedique-se a assimilar os conceitos mais básicos: o alfabeto, a sonoridade das letras, as cores, os números, os dias da semana, os pronomes, alguns verbos comuns… O domínio dessa base lhe conduzirá ao próximo passo.

Leia também: Erros que brasileiros cometem ao falar francês

APROXIME-SE DO IDIOMA

Agora que você e o francês já não são mais estranhos um ao outro, é hora de estreitar laços. A ideia é incorporar o máximo da língua francesa em seu cotidiano, para que associações português-francês comecem a ser feitas com naturalidade e o vocabulário se expanda. Trocar o idioma do celular e dos demais dispositivos eletrônicos para francês gera confusão no início, mas é uma boa técnica de assimilação rápida. Etiquetar a mobília da casa também é uma boa dica de francês para iniciantes. Assista a filmes franceses ou escute músicas em francês com o ouvido sempre atento para, aos poucos, começar a identificar os elementos das sentenças.

EQUIPE-SE COM BONS MATERIAIS DE ESTUDO

Para quem estuda idiomas de forma independente, a internet é a maior das aliadas! Você pode encontrar apostilas e materiais didáticos de francês para iniciantes disponíveis para download. Um bom dicionário, seja físico ou online, também lhe acompanhará por todas as etapas de aprendizagem. Use e abuse da infinidade de conteúdos gratuitos disponíveis em vídeos, podcasts e demais canais de estudo criados por falantes nativos do francês. Existem aplicativos que conectam estudantes do mundo todo com o objetivo de ensinar e aprender novas línguas – o aprendizado prático é o que mais fixa na memória!

ANOTAR É MEMORIZAR

Ouvir músicas, assistir a filmes e vídeos, acompanhar notícias, descobrir estações de rádio francesas… são todas boas opções para expandir vocabulário. O problema é ter contato com novas palavras uma única vez e esperar recordá-las no futuro para aplicar em diferentes contextos. No estudo de francês para iniciantes, anotar faz toda a diferença! Crie seu “sumário particular” e anote todos os novos termos que aprender. Ouça-os, escreva-os e leia-os em voz alta – e mantenha as anotações sempre por perto, para acessá-las durante o estudo.

ESTUDO NA ROTINA

Sonhe com grandes resultados, mas mantendo os pés no chão. Saiba que, se o objetivo é a fluência em francês, o estudo não pode ficar para “quando sobrar um tempinho”. O contato frequente com o novo idioma é indispensável para que o cérebro naturalize o novo sistema comunicativo. Por isso, o estudo de francês para iniciantes deve ser rotineiro e disciplinado, com pelo menos 30 minutos diários dedicados exclusivamente ao idioma.

Parabéns! Se você chegou até aqui, significa que está realmente disposto a embarcar em uma nova jornada de aprendizagem, mesmo ciente dos desafios do percurso. O esforço será recompensado com viagens inesquecíveis ou melhores oportunidades profissionais, que a fluência em francês lhe oferecerá. Para estudar sem sair de casa e na hora em que preferir, conte com a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% digital da Editora Intersaberes! Cursos de francês do iniciante ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura através de temas cotidianos. Comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/frances/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora