Blog

Motivos para começar a aprender italiano agora mesmo

19 de fevereiro de 2021


Língua da paixão, do romantismo, do lírico, do poético, da história, da arte e da gastronomia – quantas referências positivas circundam este idioma! Com raízes no latim, o italiano se originou de um dialeto falado na Toscana e se popularizou por toda a Península Itálica após a unificação no século XIX. Hoje o idioma ultrapassa as fronteiras nacionais e é classificado como a 20ª língua mais falada do mundo, com mais de 60 milhões de falantes nativos. Para nós, brasileiros, a conexão com o idioma é ancestral: cerca de 15% da população do Brasil é descendente dos mais de 1,5 milhão de italianos que chegaram ao país entre 1870 e 1960, num laço de muita história e herança cultural.

Aos estudantes de idiomas (especialmente brasileiros), aqui estão 5 boas razões para se dedicar ao aprendizado do italiano e se aprofundar nas nuances deste idioma de bagagem tão rica:

SIMILARIDADE COM A LÍNGUA MATERNA

Quando o assunto é se tornar fluente em italiano, os brasileiros já começam na vantagem. Isso porque o italiano e o português concentram suas raízes no latim (língua oficial do Império Romano), o que leva a muitas semelhanças de gramática, pronúncia, entonação e estilo linguístico entre ambas. Devido ao notável movimento imigratório italiano para o Brasil, a forma de falar dos brasileiros é a mais carregada de influência italiana dentre os países com língua materna de origem latina – o que torna a aprendizagem ainda mais rápida e intuitiva. Além disso, o aumento do contato com estruturas gramaticais derivadas do latim já simplifica a aprendizagem de outras línguas latinas, como o espanhol ou o francês.

OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Já faz algum tempo que o inglês vem perdendo a hegemonia enquanto “língua dos negócios” para abrir espaço a um mercado cada vez mais globalizado em suas transações. O italiano tem grande relevância no ramo das relações internacionais, por ser uma das línguas oficiais da União Europeia e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Na economia brasileira, a parceria com a Itália se fortalece no setor de importação e exportação – trabalhadores do ramo podem assumir cargos de destaque ao dominar o idioma. As importantes parcerias comerciais entre Itália e Estados Unidos abrem oportunidades para brasileiros fluentes em italiano fora do país, seja na Europa ou na América do Norte. Marcas italianas como Armani, Ferrari e Benetton são reconhecidas ao redor do mundo pela qualidade de seus produtos – logo, quem almeja cargos em multinacionais pode se destacar pela boa comunicação em italiano.

Leia também: 10 expressões fundamentais do inglês para negócios

IMERSÃO CULTURAL

O que não faltam são motivos para viajar até a Itália! Para muito além da pizza, das massas e dos gelatos, a Itália surpreende com sua diversidade turística e é hoje o quinto país mais visitado do mundo, recebendo cerca de 46 milhões de turistas estrangeiros por ano em seu território. Além das belezas naturais, das praias famosas, das ruínas antigas e dos museus impressionantes, o país também abriga cidades deslumbrantes como Roma e Veneza e é o território com maior concentração de Patrimônios Históricos da UNESCO entre os países do planeta. Ao falar em italiano, você consegue curtir todas estas atrações muito mais a fundo e ainda abre espaço para interação com os locais, que podem fornecer boas dicas de lugares e atrações menos famosas entre os turistas. Quem fala a língua local consegue contato genuíno e imersivo com a cultura do país visitado, proporcionando experiências mais ricas e transformadoras.

Leia também: Feriados ao redor do mundo para viajar e conhecer novas culturas

EXPANDINDO ROTAS E HORIZONTES

Se engana quem pensa que o italiano é exclusividade da Itália! Com seus mais de 60 milhões de falantes nativos, o italiano também é idioma oficial na Suíça, em San Martino e no Vaticano, além de praticado nas pequenas comunidades italianas espalhadas pelo mundo (no Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e até no Brasil). Desta forma, o domínio do italiano abre portas para visitar, desbravar e até buscar oportunidades de vida em dezenas de territórios estrangeiros distintos. Quem pensa em mudar de vida através da naturalização italiana, seja por vias de casamento ou de permissão de residência, deve estar preparado: falar italiano é um dos requisitos incontestáveis.

ARTE, HISTÓRIA, GASTRONOMIA E AMOR

Na hora de escolher o próximo idioma a estudar, não esqueça de considerar a riqueza artística e cultural que perpassa o idioma italiano. Grandes obras da literatura, das artes cênicas, da ópera e da música clássica como um todo preservam suas origens italianas, além dos monumentos históricos, as galerias surpreendentes, os teatros grandiosos e as esculturas icônicas que fazem da Itália um grande palco para estudo e pesquisa no campo da Arte, Literatura, História, Filosofia e Arqueologia. Do norte ao sul, a Itália também ostenta uma gastronomia saborosa e reconhecida mundialmente, cujos ingredientes tradicionais podem ser melhor identificados por quem domina o idioma. A sonoridade do italiano, marcada pela distribuição ritmada das vogais e consoantes, leva à sensação de que o idioma soa naturalmente como uma melodia – o que reforça a associação do italiano com a sutileza, a arte, o amor e os prazeres da vida.

Il momento è adesso! Comece hoje mesmo sua jornada rumo à fluência em italiano, sem precisar sair de casa e estudando no lugar e no momento mais convenientes para sua rotina. Conheça a Letmetell: plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes, com cursos do básico ao proficiente acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Através de atividades interativas e da metodologia sociointeracionista, você aprende de maneira divertida com temáticas aplicáveis à vida real para já sair falando! Faça o teste de nivelamento:  https://www.letmetell.com/italiano/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora