Blog

Trabalhar nos EUA. O que é preciso?

10 de agosto de 2020


Trabalhar nos EUA é a ambição profissional de muitos brasileiros, por conta das diversas oportunidades de crescimento econômico que o país oferece, facilitando a conquista da tão sonhada estabilidade financeira. Mais de um milhão de brasileiros vivem em terras estadunidenses hoje, muitos ocupando cargos temporários ou definitivos em empresas norte-americanas na intenção de dar uma guinada na carreira.

Leia também: Dificuldade em conseguir emprego? Conheça os idiomas que vão alavancar seu currículo e carreira

Mas do que o imigrante brasileiro precisa para se tornar apto a trabalhar legalmente nos EUA? Confira o passo a passo a seguir para evitar contratempos na resolução das burocracias imigratórias:

VISTO H (TRABALHO TEMPORÁRIO)

Trabalhar ilegalmente nos EUA é uma decisão arriscada, visto que as penalidades envolvem multa, deportação e prisão. O primeiro passo, portanto, é regularizar sua documentação migratória de acordo com o prazo de permanência previsto pelo cargo (trabalho definitivo ou temporário). O visto H é a autorização específica para trabalhos temporários, concedida quando o brasileiro tem em mãos uma petição de trabalho emitida pelo empregador estadunidense.

A aprovação do documento é feita pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e, dentro do visto H, existem categorias que devem concordar com a natureza do serviço a ser desempenhado em terras norte-americanas. O visto H-1B, por exemplo, é concedido para imigrantes que desejam trabalhar em cargos especializados, com exigência de formação universitária; enquanto o visto H-2B se estende a trabalhadores sem especialização, para áreas onde há escassez de mão de obra entre a população nativa.

GREEN CARD (TRABALHO DEFINITIVO)

O Green Card é o documento que autoriza residência permanente nos EUA e assegura vários direitos e deveres de cidadão, como a licença legal para trabalhar, usufruir da educação pública, receber Previdência Social, pagar impostos, abrir um negócio, entre outros (o direito ao voto e à candidatura a cargos públicos só são previstos com a cidadania). O Green Card deve ser renovado de 10 em 10 anos e garante livre acesso ao território norte-americano, desde que o imigrante não se ausente do país por 6 meses consecutivos. Tendo o Green Card e (no mínimo) 5 anos de presença física no país, é possível solicitar a cidadania.

A aquisição do Green Card pode ser feita através do casamento com um cidadão norte-americano, do parentesco com um residente legal ou por questões de trabalho – neste caso, existem 5 categorias de visto relacionadas ao status profissional:

  • EB1 (para profissionais com habilidades extraordinárias em sua área de atuação, ou transferência de executivos em multinacionais);
  • EB2 (para acadêmicos em trabalho progressivo, ou com prática de pelo menos 10 anos na área de formação universitária e evidências de remuneração equivalente no país de origem, ou com capacitação para cargos de interesse nacional);
  • EB3 (para profissionais com bacharelado e pelo menos 2 anos de experiência na área de formação, já com oferta de trabalho nos EUA);
  • EB4 (para “imigrantes especiais”, que trabalharam em consulados ou embaixadas dos EUA fora do país por mais de 20 anos);
  • EB5 (é o visto por investimento, onde o imigrante deve injetar de 500 mil a 1 milhão de dólares em território americano, com criação de novos empregos).

CURRÍCULO ADEQUADO

Ao acertar a documentação que libera o exercício profissional legal nos EUA, pense em estratégias que lhe tornarão atrativo para cargos de empresas norte-americanas. Ter um currículo norte-americano é indispensável para se candidatar a vagas, e o perfil atualizado no Linkedin transmite profissionalismo e é muito valorizado pelos empregadores estadunidenses.

Leia também: Pensando em mudar de país? O que é melhor, aprender idioma no Brasil ou fora?

EMPRESAS DE RECRUTAMENTO

Imigrantes que se mudam sem promessa prévia de emprego devem contar com o auxílio de empresas de recrutamento, que saberão encaminhar suas habilidades profissionais às companhias de potencial interesse. As áreas de maior interesse nacional por parte dos EUA (e com maior demanda por mão de obra) são saúde, aviação, engenharia, matemática, ciência e tecnologia.

FLUÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA

Existem mais de 180 tipos de visto para morar ou atuar profissionalmente nos EUA, e todos exigem a fluência na língua inglesa como requisito básico. Não se esqueça que o nível de domínio do inglês atestado no currículo será posto à prova nas entrevistas com a embaixada no processo de liberação do visto!

Agora que você já esclareceu dúvidas sobre documentação e demais requisitos imigratórios, que tal colocar o inglês em dia antes de deixar o Brasil? Com a Letmetell, você faz o teste de nivelamento e continua os estudos de onde parou, sem precisar sair de casa e no momento que melhor se encaixar na sua rotina. Nosso curso é composto por lições curtas e didáticas em plataforma 100% online, e você pode acessá-las do computador, tablet ou smartphone. Seu futuro profissional começa agora! Matricule-se aqui.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora