Blog

7 sugestões para aprender italiano com música

26 de maio de 2021


Dominar um novo idioma pode ser uma tarefa longa, mas não precisa ser entediante! Estudantes que se dedicam a aprender novas línguas de forma independente, com sua própria dinâmica de estudos, podem se beneficiar de muitas mídias diferentes. A internet expandiu o acesso gratuito a filmes, séries, podcasts, jornais e canais de conteúdo em vídeo dos quatro cantos do mundo! Basta escolher um idioma, um tema e uma mídia para mergulhar em uma nova cultura.

A dica de hoje vai para os estudantes dedicados à língua da Itália, um dos destinos mais desejados da Europa. Destaque nas artes, na gastronomia, nas paisagens, na moda e na cultura como um todo, não faltam motivos para conhecê-la mais de perto. O que você talvez não saiba é que é possível aprender italiano com música! Em sua rotina de estudos, a música entra como elemento enriquecedor de vocabulário, pronúncia e compreensão – e ainda deixa a aprendizagem muito mais alto astral!

Leia também: Motivos para começar a aprender italiano agora mesmo

Confira, a seguir, algumas sugestões para aprender italiano com música e transformar seus estudos em uma experiência mais dinâmica e descontraída:

HORA DAS PLAYLISTS

Um dos grandes benefícios da música na aprendizagem de idiomas é o efeito de imersão. A pronúncia das letras ajuda o cérebro a se familiarizar com a língua estrangeira, processo essencial para atingir a fluência. O primeiro passo para aprender italiano com música é montar playlists que despertem seu interesse! Selecione os estilos que você mais gosta e elabore listas temáticas, agradáveis para diferentes momentos. Outra boa dica é ficar por dentro do que está em alta agora nas rádios italianas – assim, você também se aproxima da imersão cultural.

Leia também: A importância da imersão para o aprendizado de idiomas

SELEÇÃO PARA APRENDIZAGEM

Ainda na etapa de seleção das músicas, lembre-se de considerar aspectos que vão facilitar sua aprendizagem. Num primeiro momento, priorize músicas de artistas com dicção clara, letras simples e melodia não muito acelerada. Desta forma, você conseguirá efetivamente assimilar o que está sendo cantado e aprimorar seu domínio em italiano. Não se constranja em começar com as músicas mais populares ou até mesmo com canções infantis. Basta um pouco de costume com a nova sonoridade para que você consiga evoluir, gradualmente, para compreensões mais complexas.

OUVINDO E LENDO

Ouvir uma canção acompanhando simultaneamente sua letra é o grande “pulo do gato” para quem busca aprender italiano com música. O exercício da audição ajuda a compreender a pronúncia, o ritmo e as diferentes entonações do idioma estrangeiro. Quando aliado à leitura, a memorização se torna ainda mais efetiva por relacionar as formas falada e escrita do vocabulário. Esta técnica é indicada principalmente para quem está começando e busca expandir a compreensão auditiva para fora da língua materna!

Leia também: Semelhanças entre italiano e português

DICIONÁRIO POR PERTO

Assim como as letras das músicas, o dicionário é outro material de apoio que deve estar sempre à mão. Seja impresso ou online, um dicionário português-italiano será seu fiel escudeiro a cada vez que ouvir ou ler uma palavrinha desconhecida. Ainda que o significado seja decifrável pelo contexto da música, evite deixar dúvidas para trás. Quanto melhor for o domínio das palavras em pronúncia, escrita e significado, mais fácil será aplicá-las em diferentes contextos.

CANTE, CANTE, CANTE!

Cantar deixa tudo mais divertido! Ao começar a aprender italiano com música, é interessante deixar a melodia em segundo plano e focar na leitura da letra. O exercício de ouvir e ler simultaneamente deixa o cérebro cada vez mais apto a interpretar o novo idioma. Mas quando sentir certo domínio sobre o vocabulário, não hesite em cantar! A pronúncia em voz alta ajuda a absorver o que está sendo dito, e a melodia reforça a memorização.

OUVINDO E ESTUDANDO

Ouvir música é muito divertido, mas não deixe o estudo sair de foco. Quando já se sentir apto a reconhecer vocabulário em suas respectivas formas falada e escrita, é hora de dar o próximo passo. Use as letras das músicas que você melhor domina para analisar a construção gramatical e morfológica do novo idioma. Separe frases para analisar as regras e estruturas aplicadas, e assim começar a identificar padrões nas outras letras. Esse exercício pode ser desafiador, mas vai te preparar para a prática real do italiano.

TESTANDO A MEMORIZAÇÃO

Por fim, coloque à prova tudo o que você aprendeu! Deixe as letras e o dicionário de lado e tente cantar sem material de apoio, mas ainda compreendendo o que canta. Lembre-se de que aprender italiano com música ativa as regiões cerebrais vinculadas à concentração, raciocínio e memorização. Tais benefícios vão te acompanhar não só no italiano, mas em todos os seus futuros estudos de idiomas!

Agora que você já descobriu como aprender italiano com música, é hora de dar o próximo passo! Evolua seu domínio em italiano sem precisar sair de casa, na hora e no local que mais forem convenientes na sua rotina. A Letmetell é a plataforma de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes, pensada para quem precisa de autonomia e flexibilidade nos estudos. Cursos de italiano do básico ao proficiente, com metodologia interativa e acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/italiano/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora