Blog

A importância do contexto no aprendizado de idiomas

21 de setembro de 2021


A língua é uma estrutura viva, pulsante, em constante construção. Mais do que uma ferramenta comunicativa, é um traço da cultura de cada povo. Suas transformações e adaptações ao longo do tempo contam a história de uma localidade, são marcadas pelas demandas específicas daquela civilização. Toda língua emerge de um vasto contexto histórico-cultural.

Ao aprender um novo idioma, é interessante enxergá-lo em sua completude. Olhar para além das regras ortográficas e gramaticais. Percebê-lo enquanto ferramenta prática, mas também como produto de uma cultura diferente que muito tem a oferecer aos estrangeiros de mente curiosa.

Leia também: A importância da imersão no aprendizado de idiomas

Para extrair uma experiência mais completa de seus estudos, entenda a importância do contexto no aprendizado de idiomas:

O QUE É O CONTEXTO?

Contexto é, por definição, o conjunto de elementos e características que dão dimensão de totalidade ao texto. É o fio condutor que esclarece ou modifica o sentido de uma palavra ou agrupamento de palavras; é o que de fato atribui significado ao texto, efetivando a comunicação. Desta forma, o contexto é o ponto de referência para a análise do que está sendo dito ou escrito, indispensável para a interpretação coerente das informações.

Leia também: A importância da leitura na prática de um novo idioma

CONTEXTO NA PERCEPÇÃO DO TOM

Cada língua tem suas formas de traduzir sensações, que variam de acordo com a tonalidade de cada situação. Ambientes formais evocam um tipo de expressão mais polido, enquanto situações descontraídas dão liberdade para uma comunicação mais solta. Você pode concentrar um amplo repertório de palavras como estudante, mas só conseguirá aplicá-las corretamente considerando o contexto. É o contexto quem dita o tom da comunicação.

CONTEXTO NA DIFERENCIAÇÃO DE VOCABULÁRIO

Aprender um idioma estrangeiro é mergulhar em um novo universo de palavras, conceitos e expressões. Assim como o português, muitos idiomas reservam diferentes palavras para referir a um mesmo conceito, ou ainda palavras de grafia/sonoridade semelhantes (ou até iguais) com significados diferentes. Nestes casos, somente o contexto pode indicar a interpretação e o sentido adequados à situação. Alguns bons exemplos são encontrados na língua inglesa – a palavra “record” indica tanto o verbo “gravar”, quanto o substantivo “disco”, com a mesma grafia e pronúncia! A palavra “tear” também pode ser o verbo “rasgar” ou o substantivo “lágrima”, embora haja uma pequena distinção de pronúncia. Sem contexto, a comunicação se torna um tiro no escuro.

Leia também: Como ter hábitos saudáveis pode ajudar no aprendizado de idiomas

CONTEXTO E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

O contexto também é elemento essencial no processo de aprendizagem. Na hora do estudo, é o contexto quem conecta a teoria à prática, moldando situações que consolidam o conhecimento. Os objetivos de aprendizagem de cada aluno ajudam a construir contextos convenientes ao desenvolvimento de competências linguísticas específicas. Enfoques profissionais ou turísticos, por exemplo, criam contextos que viabilizam os objetivos de muitos estudantes de idiomas. Uma lição descontextualizada não garante que a comunicação foi de fato estabelecida. É o contexto quem dá vida ao que é dito ou escrito, lido ou ouvido.

Ir além da língua materna nunca foi tão prático! Agora você pode aprender novos idiomas no conforto de casa, estudando no momento e no local que preferir. Na Letmetell, você encontra cursos de inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano do iniciante ao proficiente, acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. É só fazer o teste de nivelamento e continuar de onde parou: https://www.letmetell.com/cadastro/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora