Blog

Aprenda os pronomes pessoais em alemão

10 de setembro de 2021


O alemão é o idioma mais falado dentro da União Europeia, sendo língua oficial da Alemanha, Áustria, Bélgica e Luxemburgo. Derivado das línguas indo-europeias, o alemão é hoje utilizado como primeiro idioma por cerca de 130 milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma língua fascinante e rica em bagagem cultural!

Para os nativos da língua portuguesa, aprender alemão é um grande tabu. As diferenças entre os dois idiomas são evidentes, principalmente pela predominância das consoantes e pelos fonemas complexos tão característicos da língua alemã. Inclusive, o alemão também conta com três vogais com trema (as chamadas Umlaute: ä, ö e ü) e a consoante Eszett (ß), para além das 26 letras do alfabeto latino também usado no português.

Leia também: Aprender alemão é difícil? Entenda os 5 maiores desafios do idioma

As diferenças são muitas, sim, mas não deixe que elas atrapalhem seus estudos! Aprender alemão é uma jornada interessante, cheia de história e completamente possível até mesmo para nativos da língua portuguesa. É, sem dúvida, uma habilidade que lhe aproximará de novas culturas, de conhecer lugares inesquecíveis na Europa e de conquistar melhores oportunidades profissionais, tanto no Brasil como fora.

Se você está iniciando sua caminhada rumo à fluência em alemão, lembre-se de começar pelos conteúdos básicos para criar uma base sólida. Você só conseguirá avançar para conteúdos mais complexos se as noções básicas estiverem muito bem compreendidas! Para lhe ajudar a começar com foco e consistência, chegou a hora de aprender os pronomes pessoais em alemão – ou melhor, os Personalpronomen:

PERSONALPRONOMEN – NOMINATIV (CASO NOMINATIVO): marca o sujeito da frase.

Ich – Eu

Du – Tu

Er / Sie / Es – Ele / Ela / Neutro

Wir – Nós

Ihr – Vós

Sie / sie – Eles / Elas (formal quando usado com letra maiúscula, no meio da frase)

Leia também: Conheça a conjugação do verbo ser/estar em alemão

PERSONALPRONOMENAKKUSATIV (CASO ACUSATIVO): marca o objeto direto da oração, ou seja, quem recebe a ação diretamente do sujeito.

Mich – P/ 1ª pessoa do singular (ich)

Dich – P/ 2ª pessoa do singular (du)

Ihn – P/ 3ª pessoa do singular (er)

Sie – P/ 3ª pessoa do singular (sie)

Es – P/ 3ª pessoa do singular (es)

Uns – P/ 1ª pessoa do plural (wir)

Euch – P/ 2ª pessoa do plural (ihr)

Sie – P/ 3ª pessoa do plural (sie)

Leia também: Como aprender alemão rápido?

PERSONALPRONOMENDATIV (CASO DATIVO): marca o objeto indireto da oração, ou seja, quem recebe o resultado da ação de um verbo indireto.

Mir – P/ 1ª pessoa do singular (ich)

Dir – P/ 2ª pessoa do singular (du)

Ihm – P/ 3ª pessoa do singular (er)

Ihr – P/ 3ª pessoa do singular (sie)

Ihm – P/ 3ª pessoa do singular (es)

Uns – P/ 1ª pessoa do plural (wir)

Euch – P/ 2ª pessoa do plural (ihr)

Ihnen – P/ 3ª pessoa do plural (sie)

Parabéns! Se você chegou até aqui, fica claro que está comprometido com a aprendizagem da língua alemã e não se intimida com desafios. A boa notícia é que você pode conquistar a fluência em alemão sem sair de casa, estudando na hora e no local que preferir! Como? Conheça a Letmetell, a ferramenta de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Cursos de alemão do básico ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem escrita, leitura, fala e escuta através de situações cotidianas, para você aplicar na vida real. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que já aprendeu: https://www.letmetell.com/alemao/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora