Blog

Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma?

22 de setembro de 2020


Já passou o tempo em que o domínio de idiomas estrangeiros era tido como “diferencial desejável” no universo corporativo. Hoje, a fluência em uma ou mais línguas diferentes da materna (com destaque para o inglês e o espanhol) se tornou requisito para cargos de alta hierarquia, especialmente em empresas multinacionais. Além de expandir a capacidade comunicativa e aproximar o contato com diferentes culturas, o conhecimento em idiomas é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho contemporâneo, que abre portas para um melhor retorno financeiro, maior reconhecimento dentro do ramo de atuação e crescentes oportunidades profissionais dentro e fora do país.

Leia também: Como se preparar para ter uma carreira no exterior?

Mesmo para quem já tem bom domínio do idioma, a entrevista de emprego fora da língua materna é uma situação que naturalmente gera ansiedade entre os candidatos. Não basta dominar a língua estrangeira, é preciso saber aplicá-la ao contexto de processo seletivo – sabendo que aspectos como pronúncia, vocabulário (básico e específico), fluência verbal, capacidade de compreensão e postura (pessoal e profissional) estarão sendo avaliados. 

Se você quer garantir um bom desempenho na sua próxima entrevista de emprego em outro idioma, siga as dicas a seguir:

PREPARE-SE PARA AS PERGUNTAS PRINCIPAIS

Independente da língua utilizada, toda entrevista de emprego segue um roteiro com questões indispensáveis: experiência profissional em ordem cronológica, maiores realizações profissionais, apontamentos sobre a vida pessoal, hobbies, pontos fortes e fracos na dinâmica corporativa e os motivos pelos quais você deveria ser o profissional escolhido para a vaga. Prepare-se antecipadamente para responder essas questões com desenvoltura – se possível, peça ajuda para amigos ou familiares fluentes no idioma para simular os estágios mais previsíveis da entrevista.

SOMENTE O NECESSÁRIO (NEM A MAIS, NEM A MENOS)

Muitos candidatos preferem falar pouco para diminuir o risco de errar. Tal postura fornece conteúdo insuficiente para o avaliador mensurar seu nível de fluência, podendo inclusive dar a impressão de que seu conhecimento é de nível inicial ou que você está escondendo seu real grau de habilidade. Em contrapartida, falar demais pode transmitir arrogância e desviar o foco da entrevista. Tenha sempre em mente que cabe ao avaliador conduzir a entrevista e propor os assuntos, e que seu papel é o de manter a fluidez da conversa. Fazer perguntas pertinentes ao tema, por exemplo, é uma boa maneira de mostrar seu domínio do idioma e demonstrar interesse com naturalidade.

 NADA AO PÉ DA LETRA

A fluidez vem da capacidade de ativar o pensamento no outro idioma, ao invés de raciocinar em português e traduzir rapidamente antes de falar. Neste ciclo de tradução mental, há muito mais chance de empregar vocabulários e expressões de um jeito pouco natural, não utilizado pelos nativos do idioma. Gaguejar e “dar branco” também são reações comuns de quem não está totalmente no controle do discurso que está construindo. Durante uma entrevista de emprego, esses deslizes podem indicar que seu conhecimento não é tão aprofundado quanto o desejado.

Leia também: Como colocar seu conhecimento de idiomas no currículo

FUJA DAS RESPOSTAS PRONTAS

Respostas decoradas e clichês batidos surtem efeito completamente oposto do que você deve almejar em uma entrevista de emprego – que é se mostrar presente na conversa, demonstrando sua desenvoltura, personalidade e naturalidade. Respostas prontas não expressam nada além de falta de confiança em si mesmo.

CONHEÇA A EMPRESA

Se o idioma te coloca em posição de vulnerabilidade na entrevista, capriche no conhecimento sobre a empresa na qual você deseja ingressar. Leia o site institucional, muitas multinacionais têm páginas em idiomas estrangeiros que podem te ajudar na aquisição do vocabulário específico. Esteja por dentro das operações e dos negócios para saber explicar como suas habilidades serão úteis à corporação.

TEMPOS VERBAIS E VÍCIOS DE LINGUAGEM

Atenção especial para estes dois quesitos que podem te colocar em uma cilada durante a entrevista de emprego! O uso inadequado dos tempos verbais leva a erros de concordância e gera ruídos na comunicação, não permitindo identificar se os fatos relatados se passam no presente, passado ou futuro. Os vícios de linguagem funcionam como muletas que revelam falta de habilidade na construção do raciocínio, além de adicionar uma coloquialidade inadequada para a situação. A dica é gravar suas falas espontâneas e identificar o quão presentes esses erros e vícios estão no seu discurso, para reduzir a frequência durante a preparação.

POSTURA PROFISSIONAL

A entrevista em outro idioma ocorre, em geral, após uma entrevista prévia em português. É importante que a postura do candidato se mantenha a mesma, sem excessos que demonstram nervosismo. Evite pernas ou mãos inquietas, ajustes na cadeira, manipulação de objetos na mesa ou outros tipos de comunicação corporal ligados ao desconforto. É apenas uma conversa!

TRABALHE NO SEU REPERTÓRIO

O domínio do vocabulário corporativo certamente será avaliado durante a entrevista. Familiarize-se com jargões, expressões e o vocabulário específico da sua área de atuação. Além do site institucional da empresa, leia livros e revistas de negócios, jornais e sites de notícias do mundo corporativo. Filmes e podcasts sobre o tema podem ajudar a exercitar a fluidez das informações.

Leia também: Conheça os idiomas que vão alavancar seu currículo e carreira

CONFIANÇA E SINCERIDADE

Apesar da ansiedade, você foi convidado à entrevista porque é capaz, e comparecerá porque confia no seu potencial. Seja verdadeiro sobre seu nível de fluência no idioma em questão. Peça ao avaliador para repetir a pergunta se necessário. Evite justificativas sobre seu desempenho, não diga que está “enferrujado” ou que se sente pouco à vontade fora da língua materna. Não pergunte sobre seu desempenho ou sobre suas chances de contratação ao fim da entrevista, a empresa entrará em contato no momento certo. Aposte na sinceridade e na confiança, são diferenciais que irão te destacar entre a concorrência!

Amplie seu conhecimento em idiomas com o auxílio de uma plataforma de ensino 100% online! Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo e português para imigrantes na hora e no local que preferir, em lições curtas e didáticas que podem ser acessadas do computador, tablet ou smartphone. Através da metodologia sociointeracionista, nossos cursos abordam temas cotidianos e profissionais para garantir que seus estudos sempre tenham utilidade na vida prática. Faça o teste de nivelamento e comece ainda hoje: https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora