Blog

Conheça as palavras heterotônicas do espanhol

1 de novembro de 2021


Que o português e o espanhol têm muita coisa em comum, todo mundo já sabe! Mas tantas semelhanças tornam mais fácil que os estudantes confundam questões de ortografia e gramática entre os dois idiomas latinoamericanos. Você já ouviu falar nas palavras heterotônicas da língua espanhola? 

Leia também: Como usar a pontuação em espanhol?

Heterotônicas são as palavras do espanhol escritas de forma idêntica ou muito similar à versão em português. A diferença está na sílaba tônica (aquela falada com mais intensidade), seja marcada por acento ou não. Ou seja: as palavras heterotônicas do espanhol são praticamente iguais em português, o que as distingue é uma pequena mudança de pronúncia. Portanto, cuidado extra com o portunhol!

Leia também: Principais diferenças de pronúncia entre países que falam espanhol

Nesse mesmo sentido, o espanhol também reserva as palavras heterogenéricas – aquelas com escrita igual/semelhante ao português, mas com o gênero oposto. Mas isso é conversa para outra lição! Agora, selecionamos para você uma lista com algumas palavras heterotônicas bastante populares no espanhol, para você ficar atento e não cair em pegadinhas linguísticas:

 

ESPANHOL        PORTUGUÊS
Academia Academia
Alcohol Álcool
Alguien Alguém
Atmosfera Atmosfera
Cerebro rebro
Epidemia Epidemia
Euforia Euforia
Fútbol Futebol
Hemorragia Hemorragia
roe Herói
Imán Í
Imcil Imbecil
mite Limite
Oano Oceano
Ogeno Oxinio
Polia Pocia
gimen Regime
Síntoma Sintoma
Tefono Telefone
Terapia Terapia

Leia também: A importância do contexto no aprendizado de idiomas

Quanto maior for o contato com a língua espanhola e suas palavras heterotônicas, mais naturalmente você conseguirá distinguí-las. Traga o estudo de espanhol para dentro da sua rotina sem comprometer seus horários e compromissos prévios! Com a Letmetell, você só precisa de um dispositivo com conexão à internet para estudar quando e onde preferir. Cursos de espanhol do iniciante ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura por meio de situações cotidianas, para você já sair falando! Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/espanhol/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora