Blog

Quando ser formal ou informal no italiano?

22 de outubro de 2021


A proficiência em um novo idioma está relacionada ao domínio técnico da língua; ter repertório suficiente para dialogar transitando entre assuntos, compreendendo e fazendo-se compreender. É o ato de conseguir se comunicar fora da língua materna. Já a fluência, que também exige domínio técnico, tem mais a ver com desenvoltura, perspicácia e naturalidade ao comunicar. É a capacidade de se expressar como um nativo do idioma estrangeiro, percebendo as sutilezas da nova língua.

Leia também: Italiano para iniciantes – por onde começar?

O caminho rumo a fluência pede uma percepção refinada da tonalidade das conversas. O tom do diálogo, seja sério ou descontraído, é o que conduz a escolha de vocabulário e delineia os assuntos adequados à situação. Em algumas nacionalidades, as formalidades linguísticas são traços da cultura local e não respeitá-las pode ser considerado desrespeitoso ou desagradável.

No italiano, é muito importante saber identificar situações formais e informais para dialogar de maneira adequada, sem ofensas ou mal-entendidos. Entenda mais sobre o assunto e, aos poucos, sua comunicação ficará similar a dos nativos:

QUANDO SER FORMAL

Para nós, brasileiros, tanta preocupação com o tom dos diálogos pode parecer esquisito. Mas, entre os italianos, a forma de cortesia é levada muito a sério e deve ser respeitada por viajantes e estudantes que valorizam a cultura italiana.

Leia também: Italiano para viagem – 10 frases que você deve aprender antes de viajar

O principal ponto de cuidado em relação à tonalidade é na forma de se referir ao interlocutor. No italiano, existem quatro formas distintas de dizer “você”: tu, voi, Lei e loro.

Para situações formais, o adequado é usar Lei (singular, referindo-se a um homem ou mulher) ou loro (plural, duas ou mais pessoas). O termo Lei equivale a “senhor” ou “senhora” no português e é sempre escrito com a inicial maiúscula, mesmo que no meio da frase, para diferenciar da palavra lei (“ela”). Loro é, teoricamente, o plural de Lei – mas nem mesmo os italianos usam tamanha formalidade no cotidiano (a não ser que estejam se dirigindo a membros da realeza). Sendo assim, voi é o plural (“vocês”) que se adequa a contextos formais e informais.

O uso de termos formais é esperado em ambientes e situações mais polidos, como em reuniões de trabalho, consultas ao médico, reuniões em bancos, com advogados, etc. Use-os para se dirigir a pessoas desconhecidas, autoridades em um assunto, pessoas idosas ou que sejam visivelmente mais velhas que você. Sempre demonstrará a intenção de ser educado.

QUANDO SER INFORMAL

Para dialogar com tom de informalidade, dirija-se ao seu interlocutor usando os termos tu e voi. Tu equivale a “você” e é usado para se referir a familiares, amigos próximos, pessoas mais novas ou da mesma idade que você. Voi, como dito anteriormente, é o plural (“vocês”) cabível em situações formais ou informais. O uso dos termos informais é esperado em situações casuais, descontraídas, quando não há pretensão de debater assuntos sérios, geralmente entre jovens ou pessoas conhecidas.

Leia também: 8 palavras em italiano que não têm tradução para outros idiomas

Desvendar as sutilezas da língua italiana pode ser desafiador, mas não desanime! Quando não conseguir decidir entre o uso de Lei ou tu, opte pelo coringa altrettanto. O termo é neutro e significa “da mesma forma”; cabe em situações formais ou informais e substitui o uso de termos específicos como em anche a Lei / anche a te .

Que tal expandir e aprofundar seus conhecimentos em italiano sem precisar sair de casa, estudando quando e onde preferir? Conheça a Letmetell, a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de italiano do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura em situações cotidianas, para você sair falando. Módulos acessíveis a qualquer momento, de qualquer dispositivo com conexão à internet. Solicite uma demonstração e encontre a autonomia que você precisa para alcançar seus objetivos: https://www.letmetell.com/italiano/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora