Blog

Aprender idiomas pode te fazer mais feliz!

3 de março de 2022


Todos nós buscamos uma vida mais feliz. É claro que a felicidade é subjetiva – nem todos se sentem satisfeitos a partir das mesmas coisas -, mas o ideal é compartilhado por todos nós enquanto raça humana. Viver uma vida mais feliz é ver mais prazer nos dias, sentir-se grato por estar onde está e não deixar que as preocupações tomem conta. Cada pessoa tem seu próprio jeito de se sentir mais feliz e viver uma vida mais leve.

Entretanto, engana-se quem acha que a felicidade é um destino. Felicidade é construção diária; são escolhas, ações efetivas que tomamos em prol de nós mesmos, com o intuito de viver melhor. Dentro das particularidades de cada personalidade, cabe a cada pessoa agir ativamente pela sua própria felicidade. A psicologia já conseguiu rastrear algumas atividades que estimulam a descarga de hormônios do bem-estar no cérebro humano – você sabia que aprender novos idiomas está entre elas?

Leia também: Dicas para aprender um idioma parecido com o seu

Se está estudando um novo idioma, talvez você encare a tarefa mais como “um esforço necessário” do que como uma atividade relacionada à felicidade. Mas agora vamos lhe apresentar alguns impactos da aprendizagem de idiomas que têm poder para realmente lhe fazer mais feliz! Prepare-se para ressignificar seus estudos:

AUTOESTIMA LÁ NO ALTO

Muitas pessoas pensam que a hora de aprender algo novo é na infância; que na vida adulta já não há mais tempo nem habilidade para começar algo do zero. Se você concorda, desfaça esse pensamento agora mesmo! Aprender faz parte do desenvolvimento humano, vive bem quem se dispõe a olhar para cada dia com olhos curiosos e questionadores. Pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram uma série de estudos prévios para lançar o artigo “The Impact of Lifelong Learning on Happiness and Well-being”. A pesquisa encontrou relevantes indicativos de que aprender novas habilidades na vida adulta tem importante impacto na autoestima e na produtividade. Nada como evoluir em um novo idioma para lhe lembrar da sua gigantesca capacidade de realização, e te incentivar a “fazer e acontecer” em todas as áreas da sua vida!

Leia também: A importância do contexto no aprendizado de idiomas

NO “FLUXO” DO BEM-ESTAR

Mihaly Csikszentmihalyi foi um psicólogo croata bastante reconhecido por seu trabalho. Dentre seus conceitos mais famosos, está a teoria do fluxo: um estado mental altamente focado, desencadeado pela concentração total na realização de uma tarefa. Ao entrar no “fluxo”, o indivíduo se desconecta dos demais fatores que o cercam, deixando de ser afetado por preocupações internas e externas. Encontra, assim, um estado de atenção plena que retira as angústias de foco e gera bem-estar pelo desenvolvimento da atividade em questão. Csikszentmihalyi acreditava que um dos segredos para uma vida mais feliz está em adicionar uma grande quantidade desses momentos de “êxtase” na rotina. A forma mais efetiva de praticar a entrada no “estado de fluxo” é dedicando-se a novas habilidades – que tal um novo idioma?

Leia também: Conheça 5 ferramentas de idiomas que vão te auxiliar nos estudos

OBJETIVOS CUMPRIDOS, SONHOS REALIZADOS

A vida adulta exige a elaboração de metas para conquistar um estilo de vida cada vez mais alinhado aos seus objetivos. Talvez você esteja buscando melhores oportunidades profissionais, que lhe possibilitem mudar de casa, trocar de carro, iniciar uma família… Ou quem sabe seu foco esteja no enriquecimento pessoal através de vivências, experiências internacionais, desbravar novos territórios e se encantar por novas culturas. Seja qual for seu objetivo, o aprendizado de um novo idioma sempre irá lhe beneficiar – seja por ampliar aptidões práticas ou por expandir a visão de mundo. O próprio processo da aprendizagem, que exige comprometimento e paciência, já deve ser encarado como uma conquista. Toda conquista gera satisfação, que eleva o senso de capacidade e motiva a encarar novos desafios, levando-o para mais perto da realização de seus sonhos.

Leia também: Entenda a diferença entre fluência e proficiência

MERGULHO PROFUNDO NA SOCIABILIDADE

Seres humanos são animais sociais por natureza; as conexões interpessoais reforçam nosso senso de pertencimento. Estar em contato com outras pessoas é fonte de satisfação, nos faz sentir capazes e aceitos. Aprender um novo idioma pode te ajudar a expandir seus círculos sociais para novas cidades, países, continentes! Te permite conhecer pessoas inseridas em outras culturas e contextos, trocar experiências e identificar similaridades e diferenças. Além disso, desenvolver a habilidade de comunicar fora da língua materna é um intenso exercício de exposição e vulnerabilidade. Ao conseguir, a confiança fica elevada e você poderá sentir impactos positivos até mesmo nas suas relações com falantes da mesma língua.

Mesmo com os momentos cansativos e desafiadores, aprender novos idiomas é investir em si mesmo! Melhores oportunidades profissionais e vivências pessoais enriquecedoras podem ser conquistadas através desta atividade que, como vimos, pode lhe oferecer dias mais felizes. Que tal continuar seus estudos em idiomas sem precisar sair de casa, na hora e no local mais confortáveis para a sua rotina? Conheça a Letmetell – a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. As atividades são interativas e pensadas para o desenvolvimento integral das habilidades de fala, escuta, escrita e leitura. A praticidade e a eficiência que você precisa para continuar explorando novas línguas e culturas! Já escolheu o próximo idioma? Então faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/cadastro/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora