Blog

Como aprender idiomas online com a ajuda de mapas mentais

26 de dezembro de 2018


Aprender um novo idioma deixou de ser um mero acréscimo ao currículo e, de uma vez por todas, tornou-se algo essencial no mercado de trabalho. No entanto, com o dia a dia cada vez mais dinâmico e apressado, falta tempo para frequentar um curso para aprender uma nova língua de maneira presencial. Por conta disso, cresce a demanda de alunos que buscam aprender idiomas online.

Sendo uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo, os cursos à distância, no entanto, enfrentam alguma resistência por parte daqueles que acreditam que não conseguem aprender sem estar em uma sala de aula.

Então, se você é um dessas pessoas que se sentem inseguras em aprender idiomas online, existe uma ótima (e gratuita) ajuda: mapas mentais!

O que é um mapa mental?

Um mapa mental é um diagrama que se elabora para representar ideias, tarefas ou outros conceitos. Eles devem se encontrar relacionados com uma palavra-chave central, cujas informações são distribuídas a sua volta. As principais funções dessa ferramenta são a geração, visualização e classificação de ideias.

Em um mapa mental, os elementos são incluídos de forma intuitiva de acordo com a importância dos conceitos, embora se organizem nos grupos, nos ramos ou nas áreas.

Leia também: Método de associação: como aprender qualquer idioma mais rápido com essa técnica?

Como um mapa mental pode ajudar a aprender idiomas online?

É importante destacar que um mapa mental não faz milagres, mas ele é um dos métodos que melhor podem te auxiliar no processo de aprendizado. Essa ferramenta trabalha na mesma “sintonia” de nosso cérebro com imagens-chave e as ramificações, que se assemelham às nossas conexões neurais. Por isso, o aprendizado de idiomas online com a ajuda dessa técnica se torna ainda mais eficiente

No entanto, vale lembrar que o ideal não é seguir à risca o formato dos mapas mentais apresentados, mas absorver a ideia e criar os seus mapas da melhor forma para você, como, por exemplo, “francês profissional”, regras gramaticais do francês e por aí vai.

Leia também: Ferramentas de idiomas: saiba como o tradutor pode ajudar seus estudos

Como montar um mapa mental eficiente?

O passo a passo dos mapas mentais:

  1. Inicie o seu mapa mental pelo centro com uma imagem ou palavra-chave sobre o assunto, usando, pelo menos, três cores. É interessante usar imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu esquema.
  2. Coloque sempre cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha, para ajudar na absorção.
  3. As linhas devem estar conectadas a partir da imagem central e as linhas centrais precisam ser mais grossas, orgânicas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro. Faça-as do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam.
  4. Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar, desenvolvendo seu próprio estilo pessoal de mapeamento da mente.
  5. Coloque ênfases e mostre associações no seu mapa mental.
  6. Use a hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos.

Leia também: 4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

Agora que você já sabe como montar o seu próprio mapa mental, fica muito mais fácil aprender idiomas online. Afinal, com a rotina corrida, nada melhor do que dicas e técnicas com essa, não é mesmo? Quando utilizadas no aprendizado de um idioma novo, então, eles auxiliam muito!

Let Me Tell é uma escola de idiomas que atua com um método de ensino ótimo para a aplicação de mapas mentais. Isso porque as aulas são por plataforma, de maneira completamente online! Assim, há mais liberdade no ensino e agilidade no processo.

Quer colocar em prática seu mapa mental? Comece, agora, a aprender idiomas online!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora