Blog

Método de associação: como aprender qualquer idioma mais rápido com essa técnica?

24 de outubro de 2018


Descobrir como aprender qualquer idioma de maneira rápida é o desejo de grande parte dos estudantes de línguas. Não existem mágicas. No entanto, com algumas técnicas é possível facilitar a aprendizagem e acelerar o processo de aprendizagem.

Uma das maneiras mais conhecidas e eficientes de como aprender qualquer idioma é a de associação.  Esse método pode ser adaptado em qualquer língua, sendo frequentemente utilizado para o estudo de inglêsespanholalemãofrancês e outras.

Para esse modelo de ensino apresentar resultado, é fundamental seguir algumas regras. Por exemplo, não é indicado recorrer às palavras em português quando estiver aprendendo o outro idioma, mas tentar fazer referências que permitam lembrar e identificar o vocabulário. Saiba melhor como adotar essa técnica  e como fazer um curso de idiomas com mais garantia de qualidade.

Como aprender qualquer idioma com o método de associação?

No geral, é importante ter consciência de que o método de associação ajuda como aprender qualquer idioma, mas que aprender vários deles ao mesmo tempo pode confundir o cérebro quando essa técnica é usada. Ela baseia-se no aprendizado desde o zero, no qual o estudante vai aprender a falar como se não tivesse referências anteriores.

Leia também: 5 ferramentas de idiomas para potencializar seu aprendizado

O cérebro funciona da seguinte forma: quando aprendemos a falar, há a realização de uma associação entre signos. Por exemplo, quando se diz a palavra “cadeira” acontece a associação desse termo a imagem do objeto. O mesmo acontece quando uma mãe aponta para si mesma e diz para o bebê: “mamãe”.

Esse processo de associação das palavras com imagens é executado para tudo que aprendemos. Ao aprender um novo idioma, esse processo deve ser iniciado novamente, agora com as mudanças nas palavras que são associadas. Por exemplo, a imagem da cadeira agora será acionada quando ouvir o termo “chaise” (cadeira em francês).

Leia também: 5 motivos para aprender idiomas online

Para utilizar o método de associação no aprendizado de um novo idioma, é bastante relevante utilizar as imagens na hora que estiver estudando o vocabulário. As representações gráficas ajudam o cérebro a entender que a imagem da cadeira pode ser acionada agora com dois signos “cadeira” e “chaise”.

Além de fazer a associação da palavra com a imagem,é importante que o estudante crie frases com o novo vocabulário aprendido com o objetivo de fixar e memorizar esse novo aprendizado, permitindo que a palavra possa ser acionada depois em situações necessárias.

Como fazer um curso de idiomas?

Muitas escolas de idiomas utilizam o método de associação, pois ele contribui em como aprender qualquer idioma, entretanto, outras técnicas também podem ser usadas e complementadas visando um melhor aprendizado.

Quando for escolher um curso de idiomas, é fundamental que se avalie qual método é utilizado e se a escola possui um ensino completo, que envolve conversação, compreensão oral, leitura e escrita.

Let Me Tell é uma escola que possui seis cursos de idiomas completamente online, com atividades niveladas, materiais de apoio e as quatro bases do ensino para um aprendizado mais completo.

O fato de contar com uma plataforma totalmente digital permite ao estudante maior liberdade nos horários de realização dos cursos, mais agilidade no processo e garante ainda um método de aprendizado reconhecido, como o da associação.

Comece agora mesmo a estudar um novo idioma na Let Me Tell!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora