Blog

4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

7 de novembro de 2018


Aprender idiomas é um desafio para muitas pessoas. Além da dificuldade de dominar uma nova língua, fatores como a falta de tempo e dinheiro para pagar um curso presencial contribuem para tornar ainda mais difícil a aprendizagem.

A boa notícia é que a internet permite o aprendizado de qualquer idioma em casa. Desse modo, os interessados podem elaborar uma rotina de estudos de acordo com seu dia a dia.

Leia também: 5 ferramentas de idiomas para potencializar seu aprendizado

Por isso, criamos um conteúdo com quatro lições da neurociência para aprender idiomas em casa. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

  1. Contextualizar o aprendizado a sua rotina

É muito comum encontrar pessoas que aprenderam um determinado idioma de forma rápida ao mudarem-se para o exterior. Isso acontece pois a necessidade de se comunicar acaba otimizando o processo de aprendizagem do aluno.

Entretanto, não é necessário morar fora do país para conseguir dominar um novo idioma, basta que você consiga contextualizar o aprendizado com a sua rotina. Ou seja, você precisa identificar quais são os seus motivos para aprender a nova língua e incluir o idioma em questão na sua rotina.

Seja por meio de jogos eletrônicos, conversar com nativos, ler e assistir a jornais e notícias no idioma desejado. O importante é incluir os estudos no seu dia a dia.

  1. Assistir filmes estrangeiros

Outra maneira muito simples de otimizar o seu aprendizado é assistir diversas vezes a filmes no idioma que você está aprendendo. É recomendado que você assista ao mesmo filme ao menos três vezes.

Leia também: 5 filmes para estudar e aprender italiano na Netflix

A primeira vez com as legendas em português, já na segunda vez é indicado mudar a legenda para o idioma que está assistindo. Na terceira, você já estará pronto para assistir ao filme sem legendas, pois já conhece a história e os diálogos, o que facilitará o entendimento.

  1. Escutar música diariamente

Essa é uma dica preciosa para quem deseja aprender um novo idioma em casa: escutar músicas diariamente na língua que você está estudando. Para isso, é imprescindível acompanhar a letra e a tradução da canção, para facilitar a compreensão do que está sendo cantado.

Vale ressaltar que alguns estilos musicais apresentam uma maneira própria de falar, se distanciando do vocabulário padrão, como é o caso do rap. Por isso, é importante prestar atenção no tipo de estilo musical escolhido para treinar o seu aprendizado.

  1. Utilizar expressões da língua estudada no seu dia-a-dia

Por último, mas não menos importante, a neurociência aponta que utilizar expressões da língua estudada no seu dia a dia é uma ótima alternativa. Para isso, sempre que puder empregue o novo idioma em sua rotina – mesmo que seja entre frases em português.

Leia também: Saiba como desenvolver a compreensão oral de várias línguas com idiomas online

O importante é entender que quanto mais você falar o novo idioma em situações comuns de sua rotina, mais rápido conseguirá dominá-lo.

Como a Let me Tell te ajuda a aprender idiomas em casa?

A Let me Tell é uma plataforma de cursos de idiomas 100% online, com 6 cursos disponíveis: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e holandês.

Todos os nossos cursos têm duração média de 12 meses, mas tudo depende da dedicação às atividades e do seu ritmo de aprendizado. Além disso, possuem atividades niveladas, materiais de apoio de qualidade, vídeos, notícias atualizadas e diversas outras facilidades que vão ajudá-lo a aprender um novo idioma de maneira rápida. Se quiser saber mais, acesse nosso site e saiba como funciona.

Ficou interessado em nossos cursos e quer aprender idiomas online agora mesmo? Acesse nosso site e matricule-se na língua desejada!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora