Blog

5 dicas de como manter o foco para aprender idiomas

27 de fevereiro de 2019


Todos sabemos que se matricular em um curso é sempre uma maneira rápida e eficaz para aprender idiomas. Isso vale, principalmente, para quem tem planos de viagens internacionais ou até de morar fora do país.

Mas, não importa qual língua vamos aprender, o fato é que manter a concentração pode ser um grande desafio. Afinal, com a rotina atribulada, nossa mente se cansa e até mesmo uma simples mosca acaba desviando nossa atenção.

Quando reparamos, já estamos vendo as novidades nas redes sociais ou checando mensagens no WhatsApp. Então, nem sabemos mais onde paramos nos estudos.

Para que isso não aconteça mais, separamos 5 dicas muito úteis para manter sua rotina de estudos com a concentração necessária.

Manter o foco para aprender idiomas com 5 dicas

Todos que sonham em um dia viajar ou viver em outro país sabem que é indispensável aprender idiomas antes disso. Para que esse aprendizado seja efetivo e não leve anos para se concluir, é necessário manter o foco nesta tarefa.

Descubra como agora com esse passo a passo:

Dica 1: Programe seus dias

É muito importante ter em mente em quais momentos do dia você irá estudar. Lembre-se de que a maioria das pessoas começa a perder a concentração gradativamente após 30 minutos seguidos de estudos.

Então, por que não estudar por 30 minutos várias vezes ao dia? Além de manter seu foco com facilidade durante esse curto período, o poder de absorção de informações será muito maior!

Ler tambémComo aprender idiomas online com a ajuda de mapas mentais

Dica 2: Fome e sono? Nem pensar!

Pense um pouco: existe alguma possibilidade de se concentrar quando tudo que vem em mente são pratos deliciosos e uma cama confortável e quentinha para dormir?

Portanto, antes de estudar, esteja bem descansado e faça sempre um lanche leve. Afinal, estudar com preguiça ou após uma refeição muito pesada também não parece ser uma boa ideia, não é mesmo?

O importante é se sentir bem. Logo, um local confortável e arejado é indispensável para manter o foco. Até porque ambientes fechados e com muita informação fotográfica poluem a mente e tiram a concentração na hora dos estudos.

Ler tambémQuais as melhores formas de aprender idiomas em cada idade?

Dica 3: Treine sua mente

Não basta apenas sentar e enfiar a cara nos estudos. Assim como qualquer outra habilidade, a atenção também precisa de prática para chegar a resultados satisfatórios.

Tente criar o costume de fazer atividades que melhorem seu cognitivo. Uma boa ideia é preencher os dias de estudos com hábitos do que será estudado, como leitura, escrita, conversação e audição.

Existem muitas formas de treinar esses 4 itens fora do período de estudos, como filmes e podcasts, entre outros. Esta dica vai deixar sua mente muito afiada!

Ler tambémAprender idiomas rápido: dicas para deixar seu cérebro mais produtivo

Dica 4: Planejar objetivos = sucesso nos estudos

Definir seus objetivos e planejar os passos para alcançá-los é útil para tudo na vida. Não somente no aprendizado. Em relação aos estudos, o planejamento é fator essencial para boa concentração.

Com um plano definido, é possível focar somente no que está destinado a ser estudado. Programe a divisão do seu tempo por exemplo desta forma: 2 horas de estudo por dia com 4 sessões de 30 minutos.

– Writing;
– Listening;
– Speaking;
– Reading.

A ordem a ser usada vai de acordo com sua preferência e ajuda a aprender qualquer idioma.

Dica 5: Suma com tudo que não favoreça seus estudos!

Celular, ah celular! Se existe um equipamento tecnológico que tira a concentração de todo ser humano é o smartphone. Mas não somente ele te atrapalha na hora dos estudos.

Apesar do celular ser o maior vilão atualmente, televisão, música e outras pessoas no mesmo ambiente tiram a concentração de todo estudante. Reserve esse período de 30 minutos de estudos somente para isso.

Gostou das dicas? Saiba que para um bom aprendizado não é necessário somente estudar. Para que sua mente armazene bem as informações após os estudos, é necessário descansá-la. Faça caminhadas e aprecie a natureza.

O ambiente urbano polui demais todos os nossos 5 sentidos. Por isso, limpar e apurá-los é indispensável para que seu cérebro funcione da maneira correta.

Cursos online de idiomas

Para quem deseja aprender uma nova língua, mas possui uma rotina muito movimentada e pouco tempo disponível, um curso de idiomas online é o ideal a ser feito.

Let Me Tell possui cursos online com aprendizado de acordo com o seu nível de conhecimento, suas necessidades e a sua evolução nos estudos. Com uma plataforma 100% online, você poderá estudar no conforto de sua casa e no melhor momento para você – no seu ritmo!

Agora que você conhece as 5 dicas para manter o foco e aprender idiomas, acesse nosso site, conheça nossos cursos e comece agora.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora