Blog

Aprender idiomas rápido: dicas para deixar seu cérebro mais produtivo

2 de janeiro de 2019


Com o mundo cada vez mais globalizado, a conexão entre as pessoas está muito mais fácil. No entanto, muitas vezes, a interação acaba sendo interrompida pela diferença do idioma. Além disso, nos estudos e no trabalho, por diversas vezes, saber outra língua é essencial. Por conta disso, aprender idiomas é uma necessidade cada vez maior. E, assim, os cursos online estão cada vez mais ganhando espaço, pois se encaixam no dia a dia atribulado dos interessados em aprender.

Então, com a rotina cada vez mais agitada e uma grande quantidade de informações coletadas durante o dia, é necessário dar uma ajuda para que o cérebro conseguir absorver coisas novas e armazená-las, fazendo com que o aprendizado seja mais efetivo.

Por isso, hoje vamos dar dicas para você ajudar o seu cérebro a ser mais produtivo e, assim, conseguir aprender idiomas com mais facilidade e rapidez. Continue acompanhando!

Cuide do seu corpo

Para que o nosso corpo, incluindo o cérebro, funcione bem, precisamos de uma alimentação saudável e balanceada. É dos alimentos que retiramos os nutrientes necessários para realizarmos todas as nossas atividades – e a qualidade desses nutrientes impacta diretamente na eficiência na qual conseguimos desempenhar tais atividades.

Uma alimentação rica em vegetais, frutas e gorduras boas (como azeite, peixe e castanhas) ajuda no bom funcionamento dos neurônios, retarda o processo natural de envelhecimento das células e contribui para uma melhor função cognitiva, que engloba o raciocínio, a atenção e aprendizado.

A prática regular de exercícios físicos também é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. A atividade física ajuda na distribuição sanguínea, melhorando a irrigação do cérebro e do corpo como um todo. O maior aporte de sangue no cérebro contribui para o crescimento celular e para a criação de novas conexões entre os neurônios.

Leia também: 4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

Valorize uma boa noite de sono

Dormir bem faz bem! É durante o sono que as células da Glia fazem uma verdadeira faxina no cérebro, removendo neurotoxinas e outros produtos degenerativos do nosso metabolismo. No entanto, para que esse trabalho importantíssimo seja feito da maneira certa, é necessário que a pessoa durma, no mínimo, sete horas por noite. Vale destacar que a privação de sono pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Treine o seu cérebro

Uma boa dica para que o seu cérebro seja estimulado e, ao mesmo tempo, aprenda idiomas mais fácil, é assistir a um mesmo filme estrangeiro, na língua que você está estudando, três vezes. O método é simples e ajudará a impulsionar o seu aprendizado. Na primeira vez, habilite as legendas em português. Na semana seguinte, veja tudo com legendas no idioma estrangeiro. Na terceira e última vez, dê o play no vídeo sem legendas.

A forma ajuda a melhorar o seu processamento auditivo, ao mesmo tempo em que ajuda na familiarização com o idioma. Na terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já conhecerá a história e talvez se lembre de vários diálogos. Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras na outra língua, tornando muito mais fácil aprender idiomas.

Leia também: Ferramentas de idiomas: saiba como o tradutor pode ajudar seus estudos

Como aprender idiomas rápido com a Let Me Tell

Let me Tell é uma plataforma de cursos de idiomas 100% online, com 6 cursos disponíveis: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e holandês. Todos os cursos têm duração média de 12 meses, dependendo do seu ritmo de aprendizado. Além disso, há diversas atividades e materiais de apoio.

Agora que você já está por dentro de como ajudar o seu cérebro a aprender idiomas rápido, escolha qual é a língua que você quer aprender na Let me Tell e comece as suas aulas agora mesmo!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora