Blog

5 motivos que fazem da gramática alemã mais fácil do que você imagina

13 de fevereiro de 2019


É muito comum entre as pessoas que procuram aprender um novo idioma fugirem do alemão. Está quase programado na cabeça de todos que este idioma europeu é extremamente difícil e somente quem nasceu em contato pode aprendê-lo. Quando se trata da escrita então, as pessoas costumam a acreditar que a gramática alemã é o “bicho papão” das línguas europeias.

Palavras com quase 90% de sua composição feita de consoantes podem parecer ilegíveis. Porém, o idioma alemão não é algo inalcançável para os que escolhem aprender uma segunda ou terceira língua na maturidade.

Para provar este fato, neste artigo, separamos 5 motivos que vão te convencer de que aprender a gramática alemã não é tão difícil quanto parece.

1º Motivo: Poucos tempos verbais na gramática alemã

Este aspecto da gramática alemã torna a conjugação dos verbos muito mais fácil. Todos os verbos existentes possuem a mesma conjugação e quase sempre são conjugados da mesma maneira.

Os verbos que são tratados de forma diferenciada, os irregulares, não são usados para conversação, somente para a literatura. Em raros casos, são totalmente irregulares. Ou seja, a maior parte dos verbos são divididos em grupos e isso geralmente está dentro de algum padrão gramatical.

Desta forma, não existe a necessidade de aprender a conjugação de todos os verbos. Mas basta saber a qual grupo ele pertence para poder conjugá-lo.

2º Motivo: Gêneros semelhantes ao português

Assim como no português, francês, espanhol e italiano, mas ao contrário do inglês, o alemão possui diferenças entre feminino e masculino. A única novidade é, que além de masculino e feminino, também existe a definição neutra dos gêneros. Por exemplo:

  • Masculino: Der;
  • Feminino: Die;
  • Neutro: Das.

Ou seja, die Blume (a flor) e der Traktor (o trator) representam feminino e masculino consecutivamente.

Para a definição neutra de gênero, temos os seguintes exemplos: das Bier (a cerveja), das Leben (a vida), das Notizbuch (o caderno) e das Papier (o papel).

Ler tambémFerramentas de idiomas: saiba como o tradutor pode ajudar seus estudos

3º Motivo: TODOS os substantivos são escritos com letra maiúscula

Isso mesmo, não importa em qual lugar da frase se encontre. Se tiver uma palavra que começa com a letra maiúscula, trata-se de um substantivo!

4º Motivo: Existem semelhanças com outras línguas europeias

Apesar de muitos acreditarem que o alemão se trata de uma língua alienígena, em seu vocabulário, existem palavras muito semelhantes a de outros idiomas usados na Europa.

Bons exemplos de palavras são: die Alternative (a alternativa), die Generation (a geração), die Kapazitat (a capacidade), das fantastische (o fantástico) e die Kombination (a combinação).

Ler também5 filmes e séries para aprender alemão que estão na Netflix

5º Motivo: As palavras gigantes não são impossíveis de serem lidas, elas têm sim um significado!

Sabe quando você encontra algum texto em alemão e observa uma palavra de 13 letras e somente 3 delas são vogais? Então, este é o caso de duas ou mais palavras que, em conjunto, formam um novo significado. Confira esses exemplos:

  • Zimmertürschlüssel = Chave da porta do quarto, que se o português seguisse as mesmas regras da gramática alemã seria Chaveportaquarto.
    Desmembrando:  Zimmer = Quarto; Tür = Porta; Schlüssel = Chave.
  • Schlüsselloch = Buraco da fechadura
    Desmembrando: Schlüssel = Chave; Loch = Fechadura;

Portanto, quando ver novamente uma palavra gigantesca em alemão, tente fragmentá-la. Muitas vezes, o significado é muito mais óbvio do que parece.

Como a Let Me Tell pode te ajudar

Para descomplicar de vez e aprender o idioma na prática, conheça um sistema 100% online, como a Let Me Tell. A plataforma oferece cursos de alemão e você pode aprender de acordo com seu nível de domínio e suas necessidades.

As aulas online têm a mesma efetividade que um curso presencial. Além disso, possuem uma série de benefícios, como maior comodidade, redução de custos e flexibilidade para estudar.

A Let Me Tell ainda proporciona um sistema diferenciado de estudos e a evolução do seu aprendizado é 100% personalizada. Com isso, a plataforma dá acessos a diversos conteúdos e atividades conforme o seu nível e ritmo de aprendizado.

Agora que você já sabe que a gramática alemã não se trata de um bicho de sete cabeças, que tal acessar nossa página e conhecer nosso curso?

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora