Blog

Inglês americano Vs. Inglês irlandês – quais as diferenças?

8 de dezembro de 2021


Pense na língua portuguesa. Dentro do grande Brasil, quantas variações regionais do português conseguimos encontrar? Temos, ainda, o português praticado em Portugal e as nações pertencentes à sigla PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Cada localidade tem seus próprios códigos de linguagem, mas todas dividem uma origem comum: a raiz na língua portuguesa.

Mesmo com diferenças de gramática e vocabulário, todas as variantes acima citadas não deixam de fazer parte do português. O mesmo acontece com a língua inglesa! Com mais de 80 países anglófonos (em 14 sendo a língua nativa oficial), o inglês também reserva sua própria gama de variações. Há o inglês norte-americano, o britânico, o australiano, o irlandês… além das subdivisões regionais, como o inglês praticado no sul dos Estados Unidos. O interessante é que cada variação do idioma imprime um pouco da cultura e história local nas peculiaridades linguísticas! Como estrutura viva, a língua assim se torna uma colcha de retalhos, com impressões da identidade de cada nação.

Leia também: Conheça as diferenças entre o inglês americano e o inglês australiano

A seguir, vamos compreender um pouco mais sobre as diferenças entre o inglês americano e o inglês irlandês. Neste caso, as divergências se concentram mais na questão da pronúncia, das gírias e expressões populares (características da comunicação informal). Reconhecer as variações regionais da língua inglesa é um grande facilitador para estudantes que almejam vínculos internacionais, sejam pessoais ou profissionais:

Leia também: Inglês Britânico X Americano – diferenças que vão além do sotaque

PRONÚNCIA

Existem alguns detalhes de pronúncia que podem te ajudar a reconhecer um irlandês apenas pela fala! Como muitos estudantes têm contato predominante com o inglês norte-americano (principalmente via produtos midiáticos), os ouvidos reconhecem tal pronúncia como “padrão” e logo identificam as diferenças de sotaque.

Algumas letras são pronunciadas de forma diferente no inglês irlandês, em relação ao inglês americano. O som do “TH”, por exemplo, é falado pelos irlandeses com som próximo ao “T” ou ao “D” (“this” pode soar como “dis”). O “R” ao fim das palavras também assume som diferente, próximo ao “A” (“better” pode soar como “betta”, similar ao inglês britânico).

Leia também: Você sabe o que são substantivos contáveis e incontáveis em inglês?

EXPRESSÕES

As maiores diferenças entre o inglês americano e o irlandês estão no vocabulário informal. Os diálogos cotidianos dos irlandeses comportam palavras e expressões pouco (ou nunca) utilizadas pelos americanos. Um bom exemplo é o uso do “me” como adjetivo possessivo (inglês irlandês), ao invés de “my” (inglês americano) – criando expressões como “meself” (e não “myself”) ou “me wife” (e não “my wife”). 

Leia também: Vale a pena estudar inglês online?

Enquanto americanos usam “dude” para se referir a amigos e conhecidos, os irlandeses preferem chamar de “mate”, “buddy” ou “pal” (o termo “man” é reconhecido por praticamente todos os falantes de inglês). Os irlandeses nunca usam “awesome” para descrever algo incrível, mas sim adjetivos como “unbelievable”, “deadly”, “unreal”, “savage”. Outra diferença curiosa aparece na hora de perguntar “como está você?”. Os americanos usam os conhecidos “How are you?” ou “How you doing?”, enquanto os irlandeses preferem a versão “What’s the craic?” – algo similar ao “What’s up!”, com conotação bem informal.

Falar inglês com desenvoltura vai te proporcionar experiências e oportunidades incríveis! Você pode evoluir seu domínio no idioma sem mudar sua rotina, estudando no momento e no lugar que mais lhe forem convenientes. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura de forma prática e intuitiva. Você só precisa de um dispositivo com conexão à internet para estudar a qualquer hora! Faça o teste de nivelamento: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora