Blog

Conheça a origem da língua alemã

4 de setembro de 2019


O alemão é um idioma com mais de 130 milhões de falantes nativos ao redor do mundo e o mais usado em toda a União Europeia, segundo o site Ethnologue. A origem da língua alemã, no entanto, possui poucos registros.

A formação do idioma usado atualmente passou por muitas influências e transformações ao longo do tempo.

Quer entender como surgiu este idioma tão importante na Europa e em todo o planeta? Continue a leitura e aprenda como se deu a origem da língua alemã.

Leia tambémMais fácil do que você pensa: saiba tudo sobre a gramática alemã!

Entenda as raízes e a origem da língua alemã

Os historiadores acreditam que a origem da língua alemã aconteceu onde se encontra o território da Dinamarca. Naquela região, cohabitavam diversas tribos e, por isso, não existia uma língua única e padrão.

Eram diversos dialetos diferentes, com algumas semelhanças entre eles. Essa mistura fez o idioma alemão passar por diversas modificações fonéticas para se tornar uma língua formatada.

Durante a segunda transformação específica do idioma, que aconteceu entre os séculos IV e VIII, se iniciou a origem da língua alemã moderna.

Alto alemão

No século X, então, surgiu o alto alemão, um conjunto de dialetos sem normas literárias ou ortográficas.

A partir do alto alemão, formou-se o primeiro padrão de escrita do idioma atual, conhecido como Schriftsprache. Este foi o mesmo modelo usado por Martinho Lutero para traduzir a Bíblia para o alemão.

Leia tambémPretende viajar ou morar na Alemanha? 4 motivos para aprender alemão!

Baixo alemão

Em paralelo com o surgimento do alto alemão e o padrão de escrita, se desenvolveu o baixo alemão. Este, posteriormente, originou o idioma holandês e o flamenco.

Por ser um tipo de linguagem coloquial, formada por diversos dialetos, o baixo alemão era o mais popular entre os habitantes da região. Além disso, é usado até hoje em regiões da Alemanha, Áustria, Suíça e outros países.

Alemão padrão

Após a formação do alto e baixo alemão, a religião protestante inseriu nas escolas do norte do país o alemão padrão. O objetivo era fazer toda a população do norte se comunicar com um único idioma. No sul, o alemão padrão era ensinado como língua estrangeira.

Com o domínio do Império Austro-Húngaro, na Europa Central, durante o século XIX, o alemão padrão se tornou a língua oficial do comércio na região. Isso porque era usado nas grandes cidades deste Império, como Praga, Liubliana, Zagreb, Budapeste e Bratislava.

No entanto, nas pequenas cidades e zonas rurais, os dialetos foram preservados e perduram até os dias atuais.

Depois, entre 1852 e 1860, os irmãos Grimm desenvolveram um dicionário, que foi publicado em 16 volumes com objetivo de divulgar o vocabulário alemão.

Linha do tempo

Resumindo, o alemão é uma língua indo-europeia pertencente aos idiomas germânicos ocidentais. Confira a linha de tempo do idioma:

  • Os primeiros indícios do idioma foram na região onde hoje se encontra a Dinamarca;
  • Entre os séculos I e V d.C, foram incorporados os dialetos germânicos;
  • O surgimento e desenvolvimento do alemão antigo se deu no período entre 750 e 1050;
  • De 1050 a 1350, foi formado o alto alemão, um conjunto de dialetos usado no norte da Alemanha e o primeiro padrão de escrita do idioma;
  • Durante o mesmo período, nasceu o baixo alemão, idioma popular e usado até hoje em regiões no norte da Europa;
  • Foi estabelecido o alemão padrão.

Desta maneira, é possível afirmar que o idioma teve sua formação por meio da síntese de diversos dialetos diferentes.

Leia também: Conheça a origem da língua francesa

Países falantes de alemão

O alemão é usado como língua oficial em países como Áustria, maioria do território Suíço, Luxemburgo e Liechtenstein. Além disso, pode ser encontrado também em outras regiões da Europa e até aqui no Brasil, principalmente na região sul.

Veja alguns países em que a língua é minoritária, como:

  • Dinamarca, França, Bélgica, Holanda, Romênia, Lituânia, Letônia, Estônia, Eslováquia, Polônia, Ucrânia, República Tcheca, Hungria;
  • Tadjiquistão, Togo, Camarões, Namíbia, Brasil, Paraguai, África do Sul, Moldova, Austrália.

Aprenda alemão com a Let Me Tell

Gostou de conhecer a origem da língua alemã? Está interessado em aprender o idioma? Você pode aprender a língua falada por Beethoven e Albert Einstein com o curso online de alemão da Let Me Tell.

Com uma plataforma 100% online, você poderá fazer suas aulas e aprender alemão no conforto de sua casa e na hora em que for melhor para você!

O método de ensino usado pela Let Me Tell foca diretamente na leitura, escrita, pronúncia e compreensão oral. Com teste de nível de conhecimento, nosso curso é personalizado de acordo com a necessidade de cada aluno.

Agora que você sabe sobre a origem da língua alemã, visite nosso blog, conheça nossos cursos e aprenda muito mais sobre este idioma!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora