Blog

5 desafios de aprender italiano e como superá-los

22 de maio de 2019


Para aprender italiano, muitos brasileiros pensam que não é preciso dedicação e comprometimento com os estudos. Afinal, a estrutura, o vocabulário e a pronúncia do idioma são parecidos com o português.

No entanto, apesar da semelhança com a nossa língua, para ficar expert no italiano, é importante estar atento a alguns aspectos.

Para não ser pego de surpresa, separamos 5 desafios comuns que atrapalham a vida dos estudantes de italiano. Conheça esses obstáculos e se prepare para superá-los.

Leia também5 dicas de leitura e escrita para aprender italiano online

Descubra os desafios na hora de aprender italiano

Para os brasileiros, aprender italiano pode ser mais fácil do que estudar línguas que não têm raízes no latim. Mas, como todo idioma, o italiano possui particularidades que costumam enrolar a cabeça dos estudantes.

Confira agora quais são elas:

Desafio nº1 – Dialeto

Você sabia que, na Itália, o dialeto é como uma segunda língua? Cada região possui o seu e, às vezes, eles são muito diferentes um do outro. O que causa dificuldades para a comunicação.

Por exemplo, quem aprende o italiano de Veneza pode não entender outro italiano de Nápoles por causa de regionalismos linguísticos. São 24 dialetos ao todo, entre o franco-provençal, o friulano, o sassarês, entre outros.

Leia também4 dicas práticas de italiano para iniciantes no idioma

Desafio nº2 – Plural

Ao aprender italiano, fique atento às diversas regras de plural. Antes mais nada, é preciso saber que o ‘s’ não é usado para dar sentido de plural como em outros idiomas.

No italiano em alguns casos, basta substituir vogais (por exemplo: trocar “e” por “i”). Em outras situações, a palavra não sofre alterações. E ainda há é regras específicas, como:

  • Braccio (braço – singular masculino) e braccia (plural feminino);
  • Uovo (um ovo – substantivo masculino) e uova (plural de ovo – substantivo feminino).

Desafio nº3 – Sílaba tônica

No português, lemos as palavras sem acentos gráficos como paroxítona. Por outro lado, a maioria das palavras em italiano sem acento gráfico são proparoxítonas.

Por exemplo: na palavra “amido”, em português, a sílaba tônica é no “i”. Mas, no italiano, é no “a” (ámido), embora não exista acento.

Desafio nº4 – Consoantes duplas

O italiano usa as consoantes duplas e, como não temos isso em português, esse pode ser um desafio na hora de aprender a outra língua. Neste caso, é importante ter atenção, pois palavras parecidas podem ter significados e pronúncias diferentes, como: pena (em português) e penna (em italiano).

  • Pena significa Piuma;
  • Penna significa Caneta;

Dificilmente, você encontrará uma palavra com um duplo “q” no português. No entanto, no italiano, existe a palavra “soqquadro”, que pode ser traduzida como “desordem” ou “confusão”.

Algumas outras palavras podem ter até três pares de consoantes, como “disseppellire” (desenterrar).

Leia tambémItaliano para iniciantes: os verbos irregulares que você precisa entender

Desafio nº5 – Gênero das palavras

Ao aprender italiano, o gênero das palavras pode ser uma pegadinha. Até porque, em português, muitas palavras são substantivos femininos, mas, em italiano, são substantivos masculinos e vice-versa. Por exemplo: “o mapa” e “la mappa”.

Neste caso, é importante lembrar que o italiano não possui artigo neutro. Por isso, se muda o gênero, muda o artigo definido. A dica para driblar esse desafio e ter bons resultados é: criar uma rotina de estudos e aumentar o vocabulário!

Como aprender italiano com cursos online

Aprender italiano pode ser divertido, dinâmico e flexível, principalmente, se você estudar com a metodologia certa. A Let Me Tell é uma plataforma 100% online que possibilita estudar italiano e outras línguas no conforto da sua casa, no seu tempo disponível e de acordo com seu nível de conhecimento no idioma.

Além disso, a metodologia de ensino usada pela Let Me Tell faz com que você pratique italiano em situações comuns do dia a dia, aumentando sua imersão no idioma.

A plataforma também conta com funcionalidades e materiais de apoio para ampliar o domínio de gramática, vocabulário e compreensão oral. Tudo de forma dinâmica, intuitiva e interativa.

Os benefícios da Let Me Tell são muitos:

  • App disponível para Android e IOS;
  • Plataforma fácil e intuitiva;
  • Atividades de reconhecimento de voz;
  • Exercícios interativos e jogos;
  • E muito mais!

Quer aprender italiano com quem entende do assunto e na melhor plataforma online? Entre em contato conosco e comece agora.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora