Blog

4 dicas práticas de italiano para iniciantes no idioma

14 de novembro de 2018


Todos sabemos que quem gosta da Itália, geralmente estende o amor a outros aspectos, como cultura, arte, arquitetura, paisagem e história. O idioma, obviamente, não poderia ficar de fora. Se você está começando a se interessar pela língua, prepare-se para embarcar na gôndola do italiano para iniciantes.

Para quem quer visitar este lindo país e se sentir mais “local”, aprender italiano é essencial e não muito desafiador, pois existem muitas semelhanças entre o italiano e o nosso idioma.

No Brasil, encontrar cursos presenciais de italiano não é uma tarefa muito fácil, pois normalmente as escolas não conseguem reunir um número mínimo de alunos para abrir uma turma. Porém, hoje existe a possibilidade de acessar diversos recursos e ferramentas online para aprender o idioma.

E aí, preparado para aprender um pouco de italiano neste artigo?

4 dicas de pronúncia de italiano para iniciantes

Neste artigo, separamos quatro dicas de pronúncia de italiano para iniciantes, pois ler corretamente ou o mais próximo do correto possível facilita a compreensão do idioma. Vamos lá?

1- O som do C

A sequência dos sons fortes é assim: CA, CHE, CHI, CO, CU.

Exemplo: vinho Chianti (pronuncia-se Kianti). O que muda é com o CE e CI, que terão o som de tche e tchi, respectivamente.

Seguindo essa lógica: CIA, CE, CI, CIO, CIU do italiano seriam em português TCHA, TCHE, TCHI, TCHO, TCHU.

2- O som do G

A sequência dos sons fortes é assim: GA, GHE, GHI, GO, GU.  Exato… Spaghetti se escreve assim.

A diferença aqui é com o GE e GI, que possuem som de DJE e DJI, respectivamente.

Leia também: 5 filmes para estudar e aprender italiano na Netflix

Seguindo essa lógica, GIA, GE, GI, GIO, GIU do italiano seriam em português DJA, DJE, DJI, DJO, DJU.

Exemplo: Giovana se diz Djiovana.

3- O som do T e D

Sabe aquela brincadeira que fazemos com quem fala corretamente o som do T e do D? “Leite quente dói os dentes” e não “leitchi quentchi dói os dentchis”.

Isso vale também para o idioma italiano. Por isso, DI não se diz DJI, assim como TI não se diz TCHI.

Confira este exemplo para entender melhor: escreve-se “Tina”, porém não se diz “Tchina”, assim como “Dina” não se diz “Djina”.

4 – O som do “Gn” e “Gli”

Para nossa alegria, o som dessas letras não é difícil para nós.

Leia também: Como aprender qualquer idioma com curso online

O encontro consonantal “GN” tem o som do nosso “NH” e o encontro do “GLI” é o nosso “LH”, desde que após esse encontro venha uma vogal.

Um ótimo exemplo são as palavras “lasanha” e “coelho”, no italiano “lasagna” e “coniglio”.

Aprenda italiano na Let Me Tell

A Let Me Tell é uma plataforma de idiomas 100% online, que disponibiliza o curso de italiano com excelentes materiais de apoio que exploram o domínio de gramática, vocabulário, compreensão e exercícios orais por meio de notícias do dia a dia, jogos, vídeos, piadas, entre outras ferramentas de ensino.

Nosso método de ensino visa atender às necessidades específicas de cada aluno. Não importa se você é iniciante ou já tem conhecimento avançado na língua, fazemos um teste de nivelamento e as aulas serão de acordo com seu perfil.

Todos os cursos têm duração média de 12 meses, mas é o aluno que determina o tempo de dedicação aos estudos.

Gostou das nossas dicas de italiano para iniciantes? Nunca é tarde para começar, ainda mais com um empurrãozinho na pronúncia. Acesse nosso site e saiba mais sobre o curso!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora