Blog

5 passos para aprender português para estrangeiros de maneira rápida

7 de agosto de 2019


Todos os dias, o Brasil recebe um grande número de pessoas de outros países. Seja qual for o motivo, trabalho, estudos, família, turismo ou refúgio, é indispensável que os visitantes ou imigrantes aprendam o português para estrangeiros.

Só em 2018, foram cerca de 6,62 milhões de turistas de fora do Brasil que visitaram o país, segundo pesquisado Ministério do Turismo. Entre as principais causas, estão:

    • Lazer: 58,8%;
    • Visitas a amigos e parentes: 24,1%;
    • Negócios, eventos e convenções: 13,5%.

Além disso, mais de 80 mil pessoas pediram refúgio ao Brasil no ano passado, conforme relatório do Comitê Nacional para os Refugiados. Destes, 1.086 refugiados foram reconhecidos.

Neste sentido, independentemente dos motivos que trazem os visitantes até aqui, fica evidente a necessidade do aprendizado de português para estrangeiros. Afinal, é preciso saber a nossa língua para facilitar a comunicação, entender o que está escrito em jornais e placas e conseguir alcançar suas metas.

Por isso, para você que é estrangeiro, é importante encontrar uma maneira rápida e simplificada de aprender português. Quer saber como? Continue no post e descubra!

Leia tambémComo aprender idiomas com pouco tempo disponível no dia a dia

Passo a passo para aprender português para estrangeiros

Aprender português para estrangeiros é inevitável, caso se tenha em mente ficar no Brasil por um tempo. A necessidade é alta, pois a língua portuguesa é complexa até mesmo para os brasileiros.

Além disso, o idioma possui regras gramaticais únicas e muito difíceis para estrangeiros que não possuem a língua nativa com raízes no latim. Para dificultar um pouco mais, o Brasil possui um imenso território e a pronúncia do português é diferente em cada região.

Leia tambémAprender idiomas: 5 dicas para manter a disciplina nos estudos

Mas, para ajudar o aprendizado dos turistas, viajantes e imigrantes, listamos 5 passos para aprender português para estrangeiros rapidamente e sem muitas complicações. Confira:

Passo 1 – Mantenha o máximo de contato com a língua portuguesa

Este passo é indicado no aprendizado de qualquer idioma. Antes de começar a ler ou escrever, é necessário acostumar os seus ouvidos e o seu cérebro com a nova língua. Uma boa maneira para isso é imergir na língua portuguesa.

Algumas boas opções são: ir ao cinema, escutar músicas brasileiras e assistir aos telejornais. Outra dica interessante é acompanhar novelas, pois você irá se deparar com o idioma falado nos mais variados sotaques e ainda pode aprender algumas gírias e expressões usadas no país.

Passo 2 – Treine bastante com amigos e conhecidos

Não existe nada melhor na hora de aprender um novo idioma do que conversar com pessoas que o têm como língua materna. Portanto, se arrisque, pratique e treine bastante com os seus amigos. Os brasileiros são extremamente receptivos e adoram ajudar estrangeiros com dificuldades no idioma.

Caso ainda não possua amigos no Brasil, participe das redes sociais, páginas brasileiras ou, até mesmo, use o Twitter. Assim, é possível criar uma rede de contatos com o objetivo de ensinar a sua língua nativa e aprender o português!

Leia tambémAprender idiomas novos: 5 dicas de como melhorar sua compreensão oral

Passo 3 – Viaje pelo Brasil

O Brasil é um país continental. Por isso, possui diversas regiões, sotaques e expressões diferentes. Muitas vezes, isso acontece até mesmo dentro de um único estado.

Se tiver a oportunidade de viajar pelo país e conhecer regiões diferentes, não perca. Esta é uma excelente maneira de entender como os brasileiros se comunicam em cada um desses locais.

Passo 4 – Leia muitos livros ou conteúdos na internet

Essa dica também é muito útil para aprender outros idiomas. Comece por obras literárias infanto-juvenis, devido ao vocabulário simplificado.

Vale também procurar por clássicos da literatura e best-sellers que foram traduzidos para o português. Por exemplo: O Hobbit, O Código da Vinci, Cem Anos de Solidão, Romeu e Julieta, Orgulho e Preconceito, O Pequeno Príncipe, entre outros títulos.

Caso não esteja familiarizado ou não goste da leitura tradicional, você pode acessar e ler blogs e sites dos assuntos de seu interesse.

Outra opção ainda é assistir a vídeos do YouTube com áudio e legenda em português. Este tipo de prática, além de aumentar o vocabulário, acelera o aprendizado.

Passo 5 – Faça um curso online de português para estrangeiros

curso online de português para estrangeiros oferece uma maneira ágil e eficaz para aprender o idioma. Até porque este método proporciona flexibilidade de horários e possibilidade de estudar onde e quando quiser.

Além disso, possui outros benefícios, já que o curso online tem custo reduzido em comparação aos presenciais. E todo material necessário para o aprendizado está disponível em um ambiente virtual, que pode ser acessado a qualquer momento.

Leia também: Dificuldade para aprender idiomas? Como perder o medo de falar uma nova língua

Aprenda português para estrangeiros com a Let Me Tell

Let Me Tell, escola de idiomas online, possui o curso de português para estrangeiros com uma plataforma 100% online. Assim, você aprende a hora que quiser e no local de sua preferência: sua casa, durante o trajeto para o trabalho, em locais públicos, entre outros.

Basta ter uma conexão com a internet e o curso estará disponível na tela de seu smartphone ou computador.

Nosso método de ensino é personalizado para cada aluno. Por isso, antes de começar os estudos, você realiza um teste de nível para garantir que você aprenda e evolua no idioma de acordo com seu conhecimento e suas necessidades.

O curso online de português para estrangeiros da Let Me Tell desenvolve o aprendizado completo: compreensão oral, conversação, leitura e escrita. Além disso, disponibilizamos materiais de apoio e você também pode aprender com atividades interativas, inclusive jogos!

Ficou interessado em aprender português para estrangeiros? Acesse nosso curso e comece o quanto antes!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora