Blog

Aprender idiomas: 5 dicas para manter a disciplina nos estudos

8 de maio de 2019


Quer aprender idiomas com cursos online, mas não sabe se conseguirá manter o foco e a disciplina? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinho. Nesta modalidade de ensino, a responsabilidade do aluno conta muito, pois cabe a ele se empenhar para superar os obstáculos e evoluir o seu aprendizado.

Aprender idiomas com cursos online é vantajoso de diversas formas. Afinal, é possível estudar na hora e no lugar que melhor se encaixam na sua agenda. Por outro lado, é desafiador, pois exige que o aluno realmente organize sua agenda e encontre os melhores dias e horários para se dedicar às aulas.

Se você deseja ter mais foco e disciplina nos estudos, alguns passos simples podem ajudá-lo. Por isso, listamos abaixo dicas que podem fazer a diferença no seu processo de aprendizagem. Confira!

Leia também5 dicas de como manter o foco para aprender idiomas

Dicas para ter mais disciplina nos estudos

Para aprender qualquer habilidade, é imprescindível manter a constância nos estudos para chegar a um nível avançado. No caso de aprender idiomas, ter motivação e disciplina são essenciais. Descubra como desenvolvê-las com 5 etapas:

1 – Tenha metas claras

Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Com certeza, você já ouviu muitas versões dessa frase, que serve para ressaltar a importância de definir planejamento e metas.

Você quer aprender idiomas em quanto tempo? Quantas horas por semana precisará se dedicar para isso? Saiba as respostas e trace um plano para alcançar suas metas.

Ao planejar seu objetivo e como alcançá-lo, é possível identificar em qual você ponto está falhando e precisa ter mais atenção. Além disso, os estudantes podem aprimorar outros aspectos positivos e que geram bons resultados.

Leia também5 dicas para montar um bom plano de estudos

2 – Remova obstáculos

As tentações na nossa rotina são verdadeiros obstáculos para cumprir com o roteiro de estudos e atingir nossos objetivos. Mas você precisa garantir que as distrações e a procrastinação não atrapalhem seu caminho.

A TV, o celular e as inúmeras abas abertas no navegador tiram a atenção, não é mesmo? Então, fique longe delas. Liste agora os itens que costumam fazê-lo procrastinar os estudos e pense como eliminá-los do seu dia a dia.

Leia tambémAprender idiomas rápido: 7 maneiras de aumentar o vocabulário

3 – Planeje recompensas

A área primitiva do seu cérebro age por prazeres momentâneos. Por isso, recompensas funcionam muito bem para estimular o seu cérebro a dar uma resposta positiva ao seu comando.

Por exemplo, o seu objetivo para aprender idiomas é manter a disciplina para estudar 1 hora por dia, todos os dias da semana. Então, se você teve êxito ao final de sete dias, dê a você mesmo uma recompensa por manter o foco e a disciplina até o fim.

Entre as recompensas, procure algo que seja do seu gosto. Pode ser ir ao cinema, comer em algum lugar que você goste ou sair para passear em um roteiro diferente.

Leia tambémDificuldade para aprender idiomas? Como perder o medo de falar uma nova língua

4 –  Seja flexível e se adapte

Muitas vezes, não é possível cumprir o plano criado inicialmente. Mas não tem problema se você tiver que refazê-lo. O importante é ter flexibilidade e se adaptar às mudanças necessárias.

Assim, você poderá adequar o roteiro de acordo com a sua rotina, evitar que o estudo fique entediante e manter a motivação para aprender idiomas sem desistir.

5 – Não se culpe e continue a jornada

É claro que nem sempre vamos conseguir manter a linha dura e a disciplina. No entanto, não se culpe, porque isso é normal! Tem sempre aquele dia que o estudo não flui e tudo o que você quer é ficar longe dos livros, não é mesmo?

Está tudo bem se isso acontecer de vez em quando, mas não faça desses dias a sua rotina. Isso sim é muito prejudicial para alcançar qualquer objetivo! Pode dar um descanso a si mesmo. Porém, no dia seguinte, volte ao foco com força total!

Como aprender idiomas com cursos online

Ficou claro que, se você quer aprender idiomas, é fundamental ter disciplina, certo? Para fazer um curso online, essa habilidade é ainda mais importante, pois garante que a flexibilidade de estudo não se torne um problema.

Os cursos online são excelentes aliados dos alunos para o aprendizado de forma rápida e eficiente. A Let Me Tell, por exemplo, é uma plataforma de cursos de idiomas online, que oferece o ensino de diversas línguas, como inglêsespanholitalianofrancêsalemão e russo.

Com método de ensino diferenciado, a ferramenta personaliza o aprendizado de acordo com o seu tempo de dedicação e disponibilidade de estudo. Tudo começa a partir de um teste de nivelamento para identificar o seu conhecimento do idioma. Depois, o sistema apresenta as lições conforme a sua evolução.

Além disso, a Let Me Tell torna o estudo ágil, fácil, dinâmico e divertido. Com recursos e funcionalidades, é possível aprender idiomas com situações do dia a dia, piadas, notícias, vídeos e atividades interativas.

Quer saber como a plataforma pode fazer a diferença para você aprender idiomas? Acesse nosso site e transforme sua vida falando outra língua.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora