Blog

Como aumentar a motivação para aprender idiomas

24 de abril de 2019


Aprender idiomas trata-se de uma longa jornada, que pode ser cheia de obstáculos. Até porque nem sempre todas as etapas do aprendizado de uma nova língua serão fáceis. O que, depois de um certo tempo, pode sugar a motivação de quem busca conhecer o idioma.

São inúmeros os desafios ao aprender idiomas, como por exemplo:

  • Memorizar novas palavras todos os dias;
  • Aprender as regras gramaticais;
  • Compreender certas sentenças e expressões;
  • Entender a pronúncia da língua.

No entanto, esses desafios podem se tornar obstáculos. Afinal, muitas pessoas tendem a manter maus hábitos que prejudicam no aprendizado. Com isso, é comum que pequenas tarefas e exercícios comecem a dar errado e acabem com a sua motivação.

Quer saber como não deixar a peteca cair e se motivar nos estudos de uma nova língua? Continue a leitura e descubra!

Leia tambémAprender idiomas rápido: 7 maneiras de aumentar o vocabulário

As principais recompensas ao aprender idiomas

Na hora de aprender idiomas, não adianta apenas investir seu dinheiro e esperar resultados. O aprendizado leva tempo, dá trabalho e, neste processo, muitos se desmotivam. Porém, existem várias maneiras de se manter estimulado enquanto estuda uma nova língua.

Resumidamente, os principais fatores que trazem motivação para o aprendizado são as recompensas que o novo idioma trará à sua vida. Confira alguns exemplos:

  1. Conhecer um novo idioma proporciona melhor acesso ao conhecimento. Isso porque mais de 75% das informações disponíveis na internet estão em idioma estrangeiro;
  2. Aprender uma nova língua abre portas para conhecer novas culturas e povos, ajuda em viagens internacionais e facilita para morar fora do país;
  3. Falar mais de um idioma dá um upgrade no currículo e auxilia na carreira. Independentemente do setor de atuação, a preferência ao contratar é quase sempre para os que possuem domínio em mais de uma língua.

É claro que esses são somente alguns dos benefícios que você terá ao estudar uma nova língua.

Leia tambémDificuldade para aprender idiomas? Como perder o medo de falar uma nova língua

Como desenvolver a motivação ao aprender idiomas

Aprender uma nova língua, apesar de trazer frutos para sua vida profissional e pessoal, é algo que leva tempo. Principalmente, se o seu objetivo é ser fluente. Assim, é indispensável manter o foco em seus objetivos e a motivação a longo prazo.

Para sair da rotina e permanecer motivado, existem recursos como:

  • Variar o método de aprendizado;
  • Usar diferentes materiais de apoio;
  • Utilizar outras ferramentas para aprendizado.

Neste processo, os cursos online de idiomas são ótimas opções. Até porque proporcionam flexibilidade de horário e permitem o aprendizado no conforto e na tranquilidade da sua casa.

Objetivos como aliados na motivação nos estudos

Para se manter empolgado no aprendizado de uma nova língua, é importante também definir corretamente o que você quer e precisa aprender. Se você precisa melhorar sua compreensão oral, não é enfiando a cara nos livros que vai conseguir.

É necessário planejar e organizar sua rotina de estudos de maneira correta. Afinal, cada recurso serve para um aprendizado específico dentro do idioma.

Após definir as necessidades e os objetivos, você pode usar métodos que impulsionam seu aprendizado e tiram você da rotina massiva e repetitiva. Confira algumas alternativas:

  • Assistir a filmes, séries e documentários com legenda e depois em sua versão original;
  • Ler livros e notícias no idioma que você está aprendendo;
  • Use e abuse de podcasts. Existem temas interessantes nas mais variadas línguas;
  • Utilize aplicativos do seu smartphone para praticar temas de dificuldade durante o dia.

De fato, existem muitas alternativas para aprimorar os seus conhecimentos. É importante explorar meios do seu interesse, pois cada pessoa se motiva com assuntos e ferramentas específicas. Por isso, encontre o que faz a diferença para você se motivar e conseguir aprender de forma mais assertiva.

Leia tambémItaliano para iniciantes: os verbos irregulares que você precisa entender

A metodologia diferenciada da Let Me Tell

Let Me Tell possui uma plataforma de ensino 100% online. Com acesso de qualquer lugar e a qualquer hora, você pode usá-la na palma de sua mão. E saber que você vai estudar no conforto de seu lar já é fator de motivação!

O aprendizado na nossa plataforma também é desenvolvido de acordo com o seu nível de conhecimento. Com isso, é possível facilitar a compreensão oral, conversação, leitura e escrita do idioma, mantendo a sua motivação por observar a sua evolução e ver os resultados na prática.

Além disso, os cursos da Let Me Tell contam com atividades interativas, como vídeos, notícias do dia a dia, jogos e piadas, e materiais de apoio para potencializar o aprendizado e torná-lo mais dinâmico.

Agora que você já sabe como aumentar sua motivação para aprender idiomas, acesse nosso site, conheça método de ensino e comece agora!

 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora