Blog

Escola de idiomas: como escolher a melhor para iniciantes?

15 de maio de 2019


Falar outra língua é mais do que necessário atualmente, certo? Em um mundo globalizado, frequentar uma escola de idiomas é necessário para quem busca ser promovido na carreira, conhecer novos lugares ou morar em outro país.

Assim, ao buscar a melhor instituição de ensino para se matricular, você pode ficar na dúvida sobre qual delas é a mais indicada. Afinal, são muitas opções disponíveis no mercado.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, listamos dicas importantes. Confira!

Leia tambémComo aumentar a motivação para aprender idiomas

O que saber sobre escola de idiomas?  

Antes de agir por impulso e se matricular em qualquer escola de idiomas, é necessário analisar algumas informações. Para isso, entenda quatro pontos fundamentais a respeito do aprendizado de uma nova língua.

1 – Definição dos objetivos

Está em busca de um curso somente teórico ou que desenvolva todas as habilidades de comunicação? Prefere uma escola de idiomas online ou presencial? Responder essas questões torna mais fácil o processo de escolha e elimina diversas opções que não atendem às suas necessidades.

Antes de se matricular, entenda seu objetivo, como a escola trabalha e quais materiais didáticos são usados durante o curso. Desta maneira, você irá encontrar uma abordagem mais direcionada ao seu perfil e poderá tomar uma decisão assertiva.

Além disso, é importante entender a sua disponibilidade. Quer estudar de forma flexível, no conforto de casa, na hora que você puder? O curso online de idiomas é a melhor opção para você.

2 – Análise do método de ensino

Quais as metodologias e os formatos que você prefere para aprender idiomas de forma mais rápida? Conheça o método de ensino usado em cada escola de idiomas. Isso vai ajudar na escolha. Analise se o aprendizado é feito por meio de atividades interativas, como por exemplo vídeos, notícias e piadas.

Também veja a disponibilidade de materiais de apoio e a qualidade do conteúdo apresentado nas lições. No caso de cursos online, descubra se existem recursos valiosos para o aprendizado, como dicionário, sinônimos, tradução e pronúncia de palavras.

3 – Adaptação ao nível do aluno

Antes de começar as aulas efetivamente, você precisa estar em uma turma adequada ao seu nível de conhecimento. Portanto, o teste de nivelamento é fundamental. Se você optar por um curso online, essa avaliação é feita rapidamente e o resultado sai na hora.

Além disso, a escola de idiomas deve prezar pela evolução do aprendizado, de acordo com os estudos e o conhecimento dos alunos. Ter estímulos como “avançar de nível” ou “passar de fase” é uma forma de gamificar os estudos. O que traz desafios e incentiva a melhora do desempenho dos estudantes.

Leia tambémMétodo de associação: como aprender qualquer idioma mais rápido com essa técnica?

4 – Rotina de estudos e prática do aprendizado

De nada adianta se matricular em uma escola de idiomas para fazer um curso, se você não criar uma rotina de estudos. Só assim é possível colocar o aprendizado em prática. Logo, desenvolva um plano de estudos eficiente para evoluir o seu conhecimento.

Sem contar que é crucial estudar aqui as vantagens e desvantagens de fazer cursos presenciais. Afinal, você pode não conseguir comparecer com frequência e assim você não vai aproveitar nada do conteúdo.

Por isso, antes de fechar negócio com uma escola de idiomas, avalie se o curso que você pretende fazer se encaixa às suas necessidades e compromissos. Também analise se você tem espaço na agenda para se comprometer com essa responsabilidade.

Como já mencionamos, os cursos online são uma excelente alternativa para você ganhar essa flexibilidade. No entanto, vale lembrar que a sua dedicação é peça chave para ter sucesso neste processo.

Leia também5 dicas para montar um bom plano de estudos.

Vantagens da escola de idiomas online

Para quem precisa de autonomia e flexibilidade para se dedicar aos estudos, é possível optar por uma escola de idiomas online. Além desses benefícios, você pode ter ainda mais vantagens, como:

  1. Comodidade: você estuda no conforto da sua casa;
  2. Economia: cursos a distância costumam ser mais em conta do que os presenciais, pois não têm tantos gastos com infraestrutura;
  3. Você cria suas próprias regras: não é necessário se adaptar às necessidades do grupo ou andamento da turma. Você pode fazer o seu tempo, criar a sua rotina de estudos e avançar o nível de aprendizado;
  4. Recursos multimídia: use muitas funcionalidades para ampliar seu conhecimento no idioma estudado, como vídeo, dicionário, notícias do dia a dia, recursos de pronúncia, entre outros.

Conheça a Let Me Tell

Let Me Tell é uma plataforma de ensino 100% online, com diversos cursos de idiomas, como italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e russo. Nossa metodologia visa ensinar o vocabulário, compreensão oral, escrita, gramática e pronúncia do idioma.

Para isso, os alunos têm acesso a materiais teóricos e atividades práticas, além de exercícios complementares e jogos que ajudam no aprendizado.

Confira as vantagens de usar a plataforma da Let Me Tell:

  • App disponível para Android e IOS;
  • Plataforma fácil e intuitiva;
  • Atividades de reconhecimento de voz;
  • Exercícios interativos e jogos;
  • E muito mais!

Quer conhecer melhor a metodologia de ensino da nossa escola de idiomas? Acesse nosso site e comece agora!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora