Blog

Como descrever idiomas no currículo de maneira correta

6 de fevereiro de 2019


Atualmente, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dominar outros idiomas é essencial para se destacar. Além disso, saber como descrever idiomas no currículo é importante para aumentar suas chances de ser convidado para um entrevista.

Descrever os idiomas e o quanto os domina é parte obrigatória na construção de seu currículo. Transmitir essas informações da maneira correta é indispensável para participar de processos seletivos de grandes corporações, como multinacionais.

Por essa razão, neste post, vamos te explicar como demonstrar seus conhecimentos em línguas estrangeiras no seu currículo.

Como descrever idiomas no currículo sem complicações

Nos dias de hoje, até mesmo para concorrer a vagas em corporações menores, é necessário ter conhecimento em idiomas estrangeiros e saber como descrever idiomas no currículo corretamente.

Lembre-se, dependendo da vaga a qual está se candidatando, o idioma será o primeiro item a ser procurado pelo recrutador.  Por isso, a forma correta de apresentar as informações sobre idiomas em seu CV é colocando-as logo após a descrição de sua formação acadêmica, no topo da seção “habilidades” ou “sumário de qualificações”.

Leia também: 4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

Isso porque dominar ou conhecer outro idioma é muito útil e pode ser uma das habilidades mais importantes em um processo de seleção, dependendo do tipo de cargo ou empresa.

Então, antes de mais nada, saiba que se você tem algum certificado que garanta seu conhecimento em outros idiomas e esteja dentro das certificações exigidas, metade do seu caminho está andado. Coloque como primeira informação!

É muito importante saber que mentir sobre seus conhecimentos em idiomas não é uma boa tática. Pois, você será desmascarado logo de cara, na primeira pergunta em outra língua. Não tem necessidade alguma de passar por esta vergonha, não é mesmo?

Leia também: Como aprender idiomas online com a ajuda de mapas mentais

Caso saiba mais de uma língua estrangeira, coloque-as em ordem de domínio, comece com a que tem maior conhecimento e assim por diante. Lembrando-se de que para algumas vagas, é melhor optar em colocar primeiramente o idioma mais falado dentro da corporação.

Pense nisso: o currículo todo deve demonstrar sua proficiência em idiomas, incluindo informações em outras partes do documento, como no ponto em que relata suas experiências profissionais ou no histórico acadêmico. Não esqueça de adicionar como você usou o idioma estrangeiro para desenvolver suas atividades. Essa é uma boa maneira de demonstrar para o entrevistador suas competências e não somente uma relação de quais idiomas e o quão supostamente bem você os fala.

Conheça a Let Me Tell e aprimore seus conhecimentos em idiomas

Vimos ao longo deste conteúdo que melhorar seu domínio em outras línguas é indispensável para ganhar seu espaço no mercado de trabalho.

Se você deseja aprimorar seus estudos em línguas estrangeiras conheça a Let Me Tell e transforme sua vida falando outra língua. Oferecemos cursos online de alemãoinglêsespanholfrancêsitaliano e português para estrangeiros com:

  • Atividades Niveladas: você aprende o idioma desejado de acordo com seu nível e suas necessidades;
  • Ensino Completo: desenvolvimento de conversação, compreensão oral, leitura e escrita;
  • Materiais de apoio: estudos com auxílio de materiais de apoio e dicionários;
  • Comodidade: Suas aulas em casa, utilizando a plataforma da Let Me Tell 100% online.

Agora que sabe como descrever idiomas no currículo da maneira correta, entenda como podemos ajudar a aprimorar ainda mais seu conhecimento em outras línguas. Acesse nossa página e conheça nossos cursos!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora