Blog

5 dicas para montar um bom plano de estudos

3 de abril de 2019


Conhecer ou ter fluência em um idioma estrangeiro é fator essencial hoje em dia. Tanto para provas, vestibulares e processos seletivos, como para viajar ou morar no exterior. Para desenvolver essa competência, as pessoas normalmente querem saber como aprender qualquer idioma com facilidade, a partir de dicas simples e técnicas de estudo.

De fato, estudar uma nova língua não se trata somente de enfiar a cara nos livros. É importante explorar a nova cultura e conhecer os costumes de um país para, então, imergir no aprendizado do idioma.

Estes aspectos são fundamentais para otimizar o aprendizado da língua. Mas, mais do que isso, é preciso estruturar um plano com objetivos claros para ajudá-lo a manter o foco nos estudos. Quer saber como aprender qualquer idioma?

Neste artigo, separamos 5 dicas efetivas para você montar um bom plano de estudos e aprender rapidamente um novo idioma.

Como aprender qualquer idioma com um bom plano de estudos

Montar um bom plano de estudos é eficaz para qualquer tipo de situação. Isso serve para provas, concursos e testes, assim como para aprender idiomas

Usar ferramentas, técnicas e métodos pode ser uma mão na roda. Porém, se não acontecer de forma organizada, vai acabar atrapalhando.

Para você criar o seu plano e a rotina de estudos, siga estes passos:

1 – Organize-se

Não poderia ser outra dica para começar, não é mesmo?! Existem 3 práticas básicas para se organizar e saber como aprender qualquer idioma. Veja:

  • Programe suas aulas:

Essa atividade leva poucos minutos. Então, não deixe para depois. Faça seu calendário de estudos para todo o mês.

  • Entregue tarefas:

Já que seu calendário está pronto, agende a data e a hora de entrega de suas atividades. Determinar prazos traz mais responsabilidade.

  • Estabeleça sua prática diária:

O período de 30 minutos é o máximo que a maioria das pessoas consegue estudar sem perder o foco. Por isso, se programe para estudar 2 horas por dia em 4 sessões de meia hora.

Desta maneira, você obtém um aprendizado efetivo. Além disso, é possível estudar separadamente tópicos diferentes do idioma: leitura, escrita, escuta e fala.

Leia tambémDificuldade para aprender idiomas? Como perder o medo de falar uma nova língua

2 – Otimize seu tempo

Você não precisa necessariamente manter contato com a nova língua somente em seus horários de estudos. Otimize seu tempo e faça do idioma parte do seu dia.

Escute músicas, veja filmes, leia livros, notícias, faça anotações, substitua a língua de seus dispositivos para o idioma que está aprendendo. Quanto maior o contato, melhor e mais rápido o aprendizado. Essa é uma forma de como aprender qualquer idioma.

3 – Use a tecnologia como aliada e não vilã!

Existem ferramentas muito interessantes disponíveis na internet e que podem ser usadas na palma de sua mão. Porém, quando não utilizadas da maneira correta, elas podem atrapalhar e muito!

Um dica útil é usá-las fora das práticas diárias de estudo. Por exemplo, em caso de dúvidas, as ferramentas podem resolver rapidamente, ajudando na tradução. Assim, você entende o significado de uma propaganda em outro idioma, consegue auxílio para ler livros estrangeiros durante o trajeto ao trabalho e até mesmo pode se comunicar caso esteja em outro país.

Leia tambémAprender idiomas rápido: 7 maneiras de aumentar o vocabulário

Então, abuse de sua criatividade com a tecnologia. Mas, durante o período de estudos, se mantenha afastado dela. Até porque as redes sociais e as notificações na tela do celular podem ser tentadoras e tirar seu foco. Use somente o que realmente for necessário nos estudos.

4 – Foque nos temas que tiver maior dificuldade

Identifique quais os temas que você tem dificuldade. Dentro deste grupo, analise quais fatores estão “travando” o aprendizado. Depois, divida os estudos em sessões que priorizem tais aspectos.

5 – Teste-se!

Sabe como fazer isso? Simples!

  • Reserve um espaço no plano de estudos para fazer exercícios de tarefas antigas;
  • Fale com você mesmo em frente ao espelho;
  • Crie testes e provas com temas difíceis para você.

Desta forma, você é capaz de identificar temas que dificultam o aprendizado, entender o seu desempenho, observar a sua evolução e saber como melhorar.

Leia também4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

Como aprender qualquer idioma com a Let Me Tell

Já imaginou aprender uma nova língua no conforto da sua casa e em seus melhores horários? A Let Me Tell é uma escola de idiomas 100% online com uma plataforma de estudos. Com isso, você pode colocar seu plano de estudos em prática e aprender qualquer idioma.

Na plataforma, você conta com aprendizagem virtual, moderna e dinâmica. Estude inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão com auxílio da ferramenta. A Let Me Tell desenvolve um curso personalizado, que respeita o ritmo de cada aluno.

Com um sistema de nivelamento, é possível aprender de acordo com seu nível de domínio no idioma. Além disso, o curso possui técnicas de conversação, compreensão oral, leitura e escrita, e materiais de apoio para aprender idiomas de forma mais rápida.

Agora que já sabe como aprender qualquer idioma por meio de um bom plano de estudos, acesse nosso site! Conheça nossos cursos e escolha já qual a nova língua que você irá aprender!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora